Madeira terá programa de longevidade e inovação cardiovascular

12 de Fevereiro 2024

Decorre no dia 14 de fevereiro, pelas 14h30, no Centro de Estudos e História do Atlântico, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e a Novartis Portugal, para a exploração de novos modelos de colaboração no ecossistema da saúde, através da implementação de uma abordagem integrada às doenças cérebro-cardiovasculares (DCCV).

Trata-se de programa de longevidade e inovação cardiovascular que tem como objetivos promover a prevenção das DCCV, a redução do seu impacto e a deteção precoce dos eventos a elas associados, nomeadamente acidentes vasculares cerebrais (AVC) e enfarte agudo do miocárdio, respetivamente a primeira e segunda causas de morte em Portugal.

A implementação deste programa irá assentar em três pilares com impacto na comunidade, nos cuidados de saúde e na longevidade: data intelligence – posicionar a Madeira como uma referência na utilização de dados e na investigação clínica; inovação tecnológica combinada com inovação terapêutica – identificação automatizada e intervenção urgente nos doentes em risco iminente de evento cardiovascular; e criação de uma Unidade Avançada de Longevidade Cardiovascular assente nas melhores práticas internacionais.

Este protocolo enquadra-se na Estratégia Regional de promoção de políticas públicas para a longevidade e do Plano Regional de Saúde 2021-2030.

O protocolo será assinado no dia 14 de fevereiro, em que se assinala o Dia Nacional do Doente Coronário, data instituída pela Fundação Portuguesa de Cardiologia para relembrar a população para a problemática da doença coronária e dos fatores de risco. A iniciativa irá contar com a presença do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e do presidente da Novartis Portugal, Simon Gineste.

Esta iniciativa é aberta a todos os interessados.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights