Penamacor planeia garantir assistência médica através de privados

15 de Fevereiro 2024

A Câmara de Penamacor quer criar um Cartão Municipal de Saúde e proporcionar a assistência aos residentes com um médico e com um enfermeiro em permanência através de uma empresa privada.

O presidente do município, António Beites, adiantou que espera este mês ter condições para lançar o concurso público internacional, para que o serviço possa ainda ser disponibilizado no primeiro semestre deste ano, numa altura em que o concelho, no distrito de Castelo Branco, tem mais de metade da população sem médico de família.

“Neste momento, cerca de metade da população não tem médico de família”, sublinhou, à agência Lusa, António Beites, que acentuou existir uma grande percentagem da população envelhecida e que considerou urgente encontrar soluções na área da saúde.

Segundo o presidente da autarquia, que pretende assegurar instalações e o serviço gratuito à população residente no concelho, esta é encarada como “uma condição provisória”, enquanto não é ultrapassado o problema da falta de médicos.

“A nossa pretensão é que durante o primeiro semestre possamos eventualmente já ter esta oferta disponível para os nossos munícipes”, frisou.

O autarca referiu ser necessário aguardar que se cumpram os trâmites legais para a abertura do procedimento.

“Esperamos em fevereiro ter novidades sobre esta matéria, para podermos colmatar essas necessidades em termos de saúde, até porque os problemas continuam sem ser resolvidos e continuamos a ter essa debilidade no nosso concelho, o que não é admissível num território como o nosso”, salientou o presidente da Câmara de Penamacor.

O problema agravou-se no verão de 2023, quando um dos médicos que exercia no Centro de Saúde de Penamacor morreu, a que se juntou a saída de outros clínicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights