Encontros da Primavera: congresso na área da Oncologia celebra 20.º aniversário este ano

20 de Fevereiro 2024

Évora acolhe este ano a 20.ª edição dos Encontros da Primavera, um congresso na área da Oncologia que, desde 2005, destaca a multidisciplinaridade do tratamento das doenças oncológicas, contando anualmente com cerca de 1000 participantes. Os resumos científicos podem ser submetidos até 26 de fevereiro.

Em dias de Encontros da Primavera, este ano entre 10 e 13 de abril no Évora Hotel, a cidade alentejana recebe oncologistas médicos, hematologistas, cirurgiões, radio-oncologistas, radiologistas, internistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, clínicos gerais e outros profissionais de saúde ligados à área da Oncologia.

O congresso salienta a estreita colaboração existente entre as especialidades cirúrgicas e médicas. Ao longo dos anos, o programa científico do evento tem mantido este desígnio integrando sessões de outras áreas, como a farmácia, psicologia, enfermagem, passando por associações de doentes, procurando sempre integrar não só os últimos avanços científicos como uma visão abrangente do tratamento oncológico, que exige uma convergência de esforços no sentido de mitigar o sofrimento dos doentes, contribuindo para uma vida ativa e plena da pessoa com cancro.

Os resumos científicos podem ser submetidos até à próxima segunda-feira, com os seguintes temas: Bexiga/Rim; Cabeça e Pescoço; Colorretal; Enfermagem; Estômago/Esófago; Farmácia; Ginecologia; Hematologia; Mama; Pâncreas/Fígado/Vias Biliares; Pele; Próstata; Pulmão; Sistema Nervoso Central; Terapêuticas de Suporte e Dor; Tromboembolismo; Tumores Raros. Pode consultar aqui o regulamento e, posteriormente, apresentar aqui o seu trabalho. Serão atribuídos prémios monetários às três melhores comunicações orais e aos três melhores posters.

O programa provisório encontra-se disponível neste link. O evento arranca com um curso pré-congresso que abordará o cancro do endométrio e, nos dias seguintes, terá múltiplas sessões dedicadas a diversos tipos de cancro, reabilitação cardio-oncológica, tromboembolismo, sobreviventes, saúde digital na enfermagem oncológica, doentes do tratamento ao fim de vida, assistência e inteligência artificial, entre outras. No cancro da mama, inclui uma sessão interativa para internos.

Pode inscrever-se a partir deste link.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights