Face à situação descrita da ultima Nota Informativa para o Movimento Associativo e Cidadão interessado publicada pelo IPST IP a FEPODABES, lança a campanha É HORA DE AJUDAR “apesar do aumento previsto do número de dadores, este ainda é insuficiente para garantir uma resposta sustentável às necessidades dos Serviços de Medicina Transfusional, “ diz Alberto Mota -Presidente da FEPODABES
É fundamental “aumentar a consciencialização para a necessidade do sangue e apelar a todos cidadão interessado e jovens dadores, a sua dadiva de sangue, nomeadamente nos grupos sanguíneos mais carenciados, B-; A+; A-; 0+ e 0-“acrescenta Alberto Mota
O Presidente da FEPODABES, Alberto Mota, deixa o apelo: “todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”.
A FEPODABES recorda ainda que são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias. O processo de recolha de sangue é um procedimento rápido, demorando cerca de 30 minutos, e pode ajudar a salvar várias pessoas, já que uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas.
A informação sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível em www.fepodabes.pt e no portal www.dador.pt. Doar sangue salva vidas!
PR/NR/HN
Se a mentira e o populismo pagasse imposto de valor acrescentado… mentia-se menos e trabalhava-se mais.
O IPST é a entidade oficial autorizada para fazer apelos à dádiva de sangue. O que assistimos é um aproveitamento para publicidade gratuita, dizer a alguém que existe… nem sempre todos os candidatos à dadiva são todos atendidos, portanto, a necessidade não é assim tão dramática como a pintam.