Prémio distingue projeto de inclusão social de indivíduos laringectomizados

26 de Fevereiro 2024

O Prémio ‘Empreendedorismo Social | ISPA/CGD’ vai ser atribuído esta segunda-feira ao projeto ‘Modelo Voz’ de Madalena Soromenho, que visa a integração social de portadores de laringectomia total. 

O projeto consiste na implementação de um Modelo Terapêutico de Inclusão Social para indivíduos laringectomizados, que teve como parceiro a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS).

O modelo criado pela investigadora Madalena Soromenho visa promover a qualidade de vida da pessoa laringectomizada, através do fortalecimento da sua rede de suporte social (desde logo a nível familiar e afetivo, mas também a nível laboral e comunitário) e da diminuição de vivências estigmatizantes.

Na dimensão psicológica, a investigadora recorreu à Fotografia Terapêutica para promover a restauração do sujeito laringectomizado. Trata-se de uma abordagem inovadora com base científica, utilizada com sucesso no passado noutras áreas da investigação social e da saúde, nomeadamente em investigação oncológica e de mutilados.

A fotografia terapêutica constitui um forte instrumento político, com um impacto social que assenta no envolvimento ativo da sociedade enquanto agente terapêutico, através da chamada de atenção, informação, apaziguamento social no confronto com estas realidades, aproveitamento e usufruto social das capacidades individuais do laringectomizado. A presente intervenção pretende promover a integração social dos laringectomizados em Portugal.

Enquanto comunidade unida contra a ostracização social é necessário aprender uma nova maneira de falar, por isso, o objetivo final deste projeto é dar uma nova “voz” ao laringectomizado.

Na dimensão da sociedade, pretende-se promover a informação sobre a realidade vivida por estes sujeitos, tendo em vista a integração, responsabilização, inclusão e dignificação do laringectomizado na sociedade.

O júri do Prémio “Empreendedorismo Social | ISPA/CGD” foi constituído pelos professores do Ispa-Instituto Universitário, Maria João Vargas Moniz e Mariana Miranda e da Caixa Geral de Depósitos, Hélder Pinhão.

A entrega do prémio irá decorrer na Sala de Atos do Ispa-Instituto Universitário.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights