Teste rápido à malária vence primeiro prémio de programa da Universidade Nova

26 de Fevereiro 2024

Um teste rápido para diagnosticar a malária, doença que matou 600 mil pessoas em 2022, foi o projeto vencedor do programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, anunciou esta segunda-feira a instituição.

Modelos que permitem simular cirurgias em três dimensões e tijolos reciclados receberam o segundo e terceiros lugares, numa iniciativa que contou com mais mil alunos na 12ª edição.

A universidade destacou, em comunicado, que a malária é uma das doenças mais antigas do mundo, tendo sido contabilizados 249 milhões de casos em 2022.

O “Malaria Sense” é um teste rápido de diagnóstico em papel e assenta numa tecnologia que, com apenas uma gota de sangue, “deteta a malária em poucos minutos”.

“A solução de diagnóstico imediato e sustentável convenceu o júri composto por cientistas e empreendedores nacionais”, lê-se no documento.

Os alunos desenvolveram projetos tecnológicos e científicos, com vista a encontrarem “soluções concretas para problemas reais da sociedade”.

Uma plataforma de planeamento cirúrgico com modelos 3D (OperateInSight) e uma solução que transforma resíduos de construção em tijolos reciclados (WasteWise Innovations) mereceram também a distinção do júri.

O primeiro prémio tem um valor monetário de 2.000 euros, o segundo recebe 1.000 euros e o terceiro, 500 euros.

O Programa de Empreendedorismo da NOVA FCT realizou-se ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dos Fundos Europeus NextGeneration EU.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

3.º Seminário sobre Linfomas da APCL: Do Diagnóstico à Retoma da Vida

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 12 de abril, a 3.ª edição do Seminário sobre Linfomas, no Auditório do metro de Lisboa (Linha Azul – Estação de metro do Alto dos Moinhos). Este evento, direcionado a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para partilhar informação atualizada e apoio a todos os que vivem com linfoma.

Bolsa da APAH vai ajudar a testar percurso específico para pessoas com comportamentos aditivos e melhorar acesso à IVG

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com consultoria técnica da nobox e apoio da Gilead Sciences, vai ajudar a implementar dois projetos inéditos nas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Arrábida e de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, vencedores da 5.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, que tem como objetivo e implementação de projetos que melhorem a articulação dos cuidados de saúde. 

Estudo internacional identifica alvo promissor para tumores cerebrais infantis

Uma equipa internacional de investigadores identificou o receptor PDGFRA como um alvo promissor no tratamento de gliomas pediátricos de alto grau, tumores cerebrais agressivos com poucas opções terapêuticas. O inibidor avapritinib mostrou eficácia em modelos laboratoriais e humanos, abrindo caminho para novos ensaios clínicos.

Mulheres com Doença de Parkinson: Estudo Revela Subdiagnóstico

Estudo da Egas Moniz School of Health & Science destaca que as mulheres com Doença de Parkinson são frequentemente subdiagnosticadas e enfrentam desafios significativos no acesso a tratamentos especializados. A pesquisa, intitulada “Using a sex- and gender-informed lens to enhance care in Parkinson’s disease”, revela que as diferenças de sexo e género têm um impacto considerável na progressão da doença e na qualidade de vida das pacientes.

SPMS alertam para mensagens fraudulentas em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertaram hoje para mensagens SMS enviadas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que constituem um esquema fraudulento de obtenção de dados pessoais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights