ULS da Guarda reabre polo de saúde da vila de Gonçalo

26 de Fevereiro 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda reabriu o polo de saúde da vila de Gonçalo, no concelho da Guarda, após a realização de obras de reabilitação.

Numa nota enviada à agência Lusa, a ULS da Guarda salientou que o equipamento agora renovado assegura a prestação de cuidados de saúde primários a mais de 800 utentes.

Concentra ainda as consultas de Saúde Materna, Planeamento Familiar, Saúde Familiar, Saúde Infantil e Juvenil dos polos de Gonçalo, da Vela e da Benespera.

A ULS da Guarda destacou que a assistência dos três polos é assegurada por uma equipa da Unidade de Saúde Familiar – Carolina Beatriz Ângelo, que presta cuidados de saúde a um total de 1.300 utentes.

De acordo com a ULS, 95% da população abrangida são idosos.

A equipa de família é constituída por um médico, uma enfermeira e uma assistente técnica. Os polos têm ainda contado com alunos estagiários da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI).

Com a reabertura dos polos, a ULSG realçou que fortalece a prestação de cuidados de saúde de proximidade, assegurando maior conforto para todos os utentes.

A ULS da Guarda assegura a prestação de cuidados de saúde em 13 concelhos do distrito da Guarda, num total de cerca de 140 mil habitantes. Integra os hospitais da Guarda e de Seia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights