ULS de Braga promove rastreios auditivos

5 de Março 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou, esta manhã, rastreios auditivos gratuitos no Hospital de Braga, assinalando o Dia Mundial da Audição.

A iniciativa, dinamizada pelo Serviço de Otorrinolaringologia da ULS de Braga, em linha com a Organização Mundial de Saúde, visa avaliar a saúde auditiva da população, sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças auditivas.

O rastreio destina-se a maiores de 6 anos que apresentem sintomas de alteração da qualidade auditiva e que não estejam a ser seguidos em Otorrinolaringologia na ULS de Braga. Consiste na realização de um audiograma, um exame não invasivo que avalia de forma precisa a capacidade e a sensibilização auditiva.

“A perda auditiva pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas, afetando a sua comunicação, as suas relações sociais e o seu bem-estar geral” afirma Luís Dias, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia da ULS de Braga. “Quanto mais precocemente o problema for identificado, mais probabilidade haverá de reabilitar, pois há casos em que a perda auditiva já se encontra num estado muito avançado, o que dificulta o processo do tratamento”, sublinha Vanessa Machado, técnica de audiologia da ULS de Braga.

O Dia Mundial da Audição assinala-se a 3 de março, e promove a consciencialização para a importância da saúde auditiva e para a necessidade de prevenir a perda auditiva. A OMS estima que, em 2050, 900 milhões de pessoas em todo o mundo terão perda auditiva incapacitante. Segundo relatório da OMS, atualmente, existem cerca de 466 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, ou seja, cerca de 6% da população mundial.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights