ULS de Braga promove rastreios auditivos

5 de Março 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou, esta manhã, rastreios auditivos gratuitos no Hospital de Braga, assinalando o Dia Mundial da Audição.

A iniciativa, dinamizada pelo Serviço de Otorrinolaringologia da ULS de Braga, em linha com a Organização Mundial de Saúde, visa avaliar a saúde auditiva da população, sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças auditivas.

O rastreio destina-se a maiores de 6 anos que apresentem sintomas de alteração da qualidade auditiva e que não estejam a ser seguidos em Otorrinolaringologia na ULS de Braga. Consiste na realização de um audiograma, um exame não invasivo que avalia de forma precisa a capacidade e a sensibilização auditiva.

“A perda auditiva pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas, afetando a sua comunicação, as suas relações sociais e o seu bem-estar geral” afirma Luís Dias, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia da ULS de Braga. “Quanto mais precocemente o problema for identificado, mais probabilidade haverá de reabilitar, pois há casos em que a perda auditiva já se encontra num estado muito avançado, o que dificulta o processo do tratamento”, sublinha Vanessa Machado, técnica de audiologia da ULS de Braga.

O Dia Mundial da Audição assinala-se a 3 de março, e promove a consciencialização para a importância da saúde auditiva e para a necessidade de prevenir a perda auditiva. A OMS estima que, em 2050, 900 milhões de pessoas em todo o mundo terão perda auditiva incapacitante. Segundo relatório da OMS, atualmente, existem cerca de 466 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, ou seja, cerca de 6% da população mundial.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS do Oeste em processo de certificação pela ERAS

A Unidade Local de Saúde do Oeste encontra-se em processo de certificação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery para a Cirurgia Colorretal nos Serviços de Cirurgia Geral das Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha e de Torres Vedras. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights