Utentes de Lamego pedem abertura de clínica de hemodiálise para evitar deslocações de mais de 300 quilómetros por semana

14 de Março 2024

Na sequência da reprovação da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), os utentes do concelho de Lamego decidiram unir-se em torno de uma petição que exige a abertura de uma clínica de diálise DaVita.

“Na sequência da decisão da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) de não aprovar o licenciamento de uma clínica de diálise DaVita recentemente construída e pronta a funcionar em Lamego, o que obriga muitos doentes renais crónicos da região a deslocações desnecessárias, para receberem o tratamento de diálise que lhes salva a vida, os utentes daquele concelho decidiram unir-se em torno de uma petição que exige a abertura da clínica e o reforço do acesso dos doentes aos cuidados de saúde de qualidade de que necessitam”, explica o comunicado enviado aos jornalistas.

Apesar de existir em Lamego um Centro de Responsabilidade Integrada em Diálise, na Unidade Hospitalar de Lamego, segundo os utentes locais citados em comunicado este “não responde às necessidades”. A abertura da clínica “aliviaria assim a pressão sobre os doentes que atualmente têm de viajar longas distâncias para tratamento, agravando muitas vezes as suas condições de saúde”.

Tendo em conta que a hemodiálise tem de ser feita, no mínimo, três vezes por semana, um conjunto de doentes de Lamego terão de percorrer cerca de 300 quilómetros por semana.

Recorde-se que a doença renal crónica é um problema de saúde que, segundo as estimativas, afeta 8% a 10 % da população mundial. Em Portugal, segundo os dados do último relatório do Gabinete do Registo da Doença Renal Crónica da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, referentes a 2021, Portugal é o país europeu com mais doentes a entrar em diálise por ano e o 8.º país do mundo com os piores números.

Para alertar para este problema e sobretudo chamar a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce, a DaVita Portugal realiza hoje, Dia Mundial do Rim, em parceria com a Universidade Sénior Jerónimo Cardoso e a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, uma sessão de rastreios entre as 10h00 às 13h00 e das 14h às 16h. A participação é gratuita e destinada a toda a população, sobretudo os maiores de 65 anos, informa o mesmo comunicado.

O rastreio, que será realizado por equipas de médicos nefrologistas e enfermeiros de diálise das Clínicas DaVita, inclui a avaliação da pressão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar, peso e altura e presença de proteínas na urina e ainda a partilha de informação, nomeadamente em relação aos fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crónica, como a hipertensão arterial, a doença cardiovascular, a diabetes, o excesso de peso ou a obesidade.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights