ULS de Braga inicia processo de reacreditação

19 de Março 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga iniciou esta segunda-feira o processo de renovação da Acreditação Global e Certificação ISSO 9001 do Hospital de Braga para 2024-2027, por parte do Caspe Healthcare Knowlodge System (CHKS).

A reacreditação da instituição de saúde avalia e reconhece os processos e padrões de qualidade, de acordo com as melhores práticas reconhecidas internacionalmente.

Durante todo o processo de reacreditação e certificação, até final de novembro de 2024, serão avaliados mais de dois mil critérios, envolvendo mais de 65 serviços clínicos e não clínicos. Ao longo de todo o período, realizar-se-ão dois momentos de auditoria interna relacionadas com processos/circuitos, de forma a avaliar as práticas regulares do tratamento ao utente, que servirão de teste para o momento de auditoria de avaliação externa, prevista para final de novembro.

“A renovação da Acreditação Global do Hospital de Braga cumpre o 8.º ciclo, e vem reforçar a posição de excelência do hospital na área da saúde, agora integrado na ULS de Braga”, referiu Marco Sameiro, coordenador do Gabinete de Qualidade do Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia da ULS de Braga.

Gonçalo Alves, enfermeiro diretor da ULS de Braga, realçou o impacto positivo que a reacreditação pode trazer à instituição, e assegura o sentimento de pertença de todos os profissionais, que serão envolvidos desde logo. “O compromisso coletivo é possível pelo esforço de todos, que terão um papel fundamental no desenvolvimento deste processo, fomentado pelo rigor e espírito crítico de todos, com vista a boa construção dos pilares que edificam a nossa instituição”.

O primeiro processo de acreditação iniciou-se em 2001, tendo sido obtido em 2004, na altura no Hospital de S. Marcos, atribuída pelo King’s Fund, atualmente CHKS.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This