Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto: 15 anos junto das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica

22 de Março 2024

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo este mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

Fundado em 2009, o C.A.S.O. Porto é um projeto assente na convicção de que a saúde oral é um direito humano fundamental. Esta iniciativa foca-se em melhorar a saúde oral das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da intervenção médico-dentária e do acompanhamento psicossocial promovendo a reintegração social.

Ao longo dos últimos 15 anos, o C.A.S.O. replicou a sua intervenção em mais três municípios de Portugal, contando já com cinco respostas socias. Mais do que prestar cuidados de saúde, o projeto dispõe de uma equipa multidisciplinar, transversal a várias áreas, permitindo apoiar os seus beneficiários no seu processo de mudança e na quebra do ciclo de pobreza.

“Neste período, acompanhámos cerca de 6900 pessoas e tivemos o privilégio de testemunhar o impacto positivo da nossa intervenção nas suas vidas. Até ao momento realizámos 37.913 consultas e 48.625 tratamentos”, afirmou Catarina Marinho, coordenadora do C.A.S.O. Porto. Mariana Dolores, presidente da Mundo A Sorrir, acrescenta: “É um orgulho alcançar este marco de 15 anos. Continuamos a contar com o apoio dos voluntários, parceiros institucionais e mecenas, sempre com o compromisso de levar a saúde oral às pessoas com maior vulnerabilidade socioeconómica.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Navios de Cruzeiro: Estamos Preparados para um Surto?

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

CUF abre 12 Novos Centros de Saúde na Grande Lisboa

A CUF anunciou a abertura de 12 novos Centros de Saúde na região da Grande Lisboa, com o intuito de reforçar a sua presença junto das populações e proporcionar um acompanhamento mais próximo da saúde dos portugueses. 

Montenegro: Governo não prescinde de parcerias na área da saúde

O primeiro-ministro disse hoje não prescindir do modelo de parcerias com as instituições sociais e privadas na área da saúde para resolver os problemas das populações não abrangidas pela rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

CAPVAXIVE®, nova vacina pneumocócica 21-valente da MSD, aprovada pela Comissão Europeia para vacinação pneumocócica em adultos

A MSD, conhecida como Merck (NYSE: MRK) nos Estados Unidos e no Canadá, anuncia que a Comissão Europeia (CE) aprovou a introdução no mercado de CAPVAXIVE®, uma nova vacina pneumocócica conjugada 21-valente, para a prevenção de doença invasiva e pneumonia causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae em pessoas com 18 ou mais anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights