Obras após incêndio na psiquiatria do hospital de Penafiel vão arrancar em maio

25 de Março 2024

As obras no serviço de Saúde Mental do hospital Padre Américo, em Penafiel, afetado por um incêndio em 26 de dezembro, deverão arrancar em maio, disse à Lusa fonte hospitalar.

Segundo a fonte, a empreitada tem um prazo de execução de 90 dias e destina-se a repor as condições normais de funcionamento, não estando prevista qualquer alteração ou ampliação da sua capacidade.

De acordo com o concurso público da empreitada lançado pela Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa, EPE, à qual pertence o hospital, o preço base é de 288.800 euros.

“A administração entende que este é um assunto de máxima importância para o serviço de Saúde Mental, pelo que está empenhada em restabelecer o normal funcionamento do internamento no curto prazo, providenciando a abertura do concurso para a execução da obra”, refere-se num esclarecimento enviado à Lusa.

Na sequência do incêndio, alegadamente provocado por um utente, os doentes do internamento do Serviço de Saúde Mental foram transferidos para o Trofa Saúde Senhor do Bonfim.

Segundo a administração, tratava-se, à data, do “hospital mais próximo que garantia a prestação de cuidados assistenciais adequados às necessidades desta tipologia de doentes”.

As restantes áreas, nomeadamente urgência e consulta, continuaram a “funcionar normalmente no hospital” Padre Américo.

Aquela unidade hospitalar serve 11 municípios da região do Tâmega e Sousa (interior do distrito do Porto), correspondendo a cerca de meio milhão de utentes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights