“O valor mais votado pelos trabalhadores foi o dos cuidados centrados na pessoa: colocar a pessoa e as suas necessidades individuais no centro do processo de cuidados de saúde, como o valor mais relevante, que angariou 71,6% dos votos”, informou.
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a ULS de Coimbra explicou que criou um processo participativo de desenvolvimento do seu plano estratégico, tendo perguntado aos seus trabalhadores quais os valores mais relevantes para si e para a organização.
O inquérito eletrónico decorreu entre os dias 26 de março e 03 de abril, com quase 8% dos trabalhadores a responder ao desafio, num total de 798 respostas individuais.
Os valores mais votados vão ser integrados no planeamento estratégico da ULS de Coimbra e “guiar as estratégias e ações a desenvolver nos próximos cinco a dez anos”.
A seguir ao valor dos cuidados centrados na pessoa, surgiu o da dignidade humana: tratar todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, religião ou orientação sexual, com respeito, igualdade e liberdade, uma opção escolhida por 67,2% dos trabalhadores.
Satisfação profissional: realização profissional dos trabalhadores foi a opção de 61% dos respondentes; enquanto a acessibilidade: todos são igualmente capazes de obter cuidados em termos geográficos, disponibilidade de recursos e financiamento, redução das listas de espera obteve 59,6% dos votos.
Em quinto e sexto lugares foram selecionados os valores da empatia: cuidar com escuta e amor; acompanhar e confortar aqueles que necessitam de cuidados de saúde, com 47,1% dos votos; e a excelência: servir com total paixão e criatividade, superar as expectativas dos outros e de nós mesmos, com 44,9%.
Para o presidente do conselho de administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, a definição dos valores da instituição vai muito além de uma simples formalidade administrativa.
“Os valores definidos pelos trabalhadores refletem uma compreensão profunda e pessoal do propósito e dos objetivos da organização. Criam um sentido de propriedade e compromisso que é crucial para o sucesso da nossa ULS”, sustentou.
Em seu entender, os valores, quando genuinamente incorporados por todos, “tornam-se a bússola que guia as organizações, assegurando que as práticas diárias estão alinhadas com a ética que define a essência da instituição”.
“Mas, não queremos ouvir só os nossos trabalhadores, mas também os utentes e todos os nossos parceiros-chave, como as 21 autarquias que compõem a ULS ou a Universidade de Coimbra, por exemplo. Na nossa organização os processos de decisão são participados: é assim que queremos trabalhar, em conjunto e com abertura a toda a comunidade”, concluiu.
LUSA/HN
0 Comments