ESSAlcoitão lança 1.ª pós-graduação da Europa em Fisioterapia em Contexto de Emergência, Catástrofe e Ação Humanitária

15 de Abril 2024

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), lançou uma pós-graduação em Fisioterapia em Contexto de Emergência, Catástrofe e Ação Humanitária, a primeira da Europa sobre esta temática.

Com sete unidades curriculares, esta pós-graduação destina-se a fisioterapeutas que trabalham ou pretendem vir a exercer funções em contextos de emergência, catástrofes e crises humanitárias, como operacionais de primeira intervenção e Organizações Não Governamentais (ONG). Pretende-se que os participantes conheçam a história da reabilitação nestes contextos, compreendam o impacto das catástrofes nas populações, abordem princípios éticos e legais, desenvolvam competências práticas específicas, como intervenções em queimados e politraumatizados, combinando-se com uma abordagem de saúde pública, incluindo a prevenção de doenças e o suporte básico de vida. O curso destaca-se também pela integração da saúde mental e apoio psicossocial, além de preparar os profissionais para uma cooperação nacional e internacional, em contextos multiculturais.

O curso terminará com o simulacro de um cenário real de emergência e catástrofe.

A sessão de apresentação desta pós-graduação aos alunos aconteceu na passada quinta-feira, dia 11 de abril, às 16h, na ESSAlcoitão.

Para mais informações sobre esta pós-graduação, consulte o link.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights