Bastonário dos psicólogos: “É necessário rever o modelo de financiamento das instituições sociais”

16 de Abril 2024

O bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, defende ser necessário rever o modelo de financiamento das instituições sociais, de forma a manter os psicólogos nesta área. Um alerta feito durante a iniciativa Trilhos da Psicologia, que decorreu esta segunda-feira em Lousada.

“A questão do modelo de financiamento do setor social não pode ser adiada eternamente”, afirmou o bastonário, lembrando que há falta de psicólogos nas instituições sociais. Francisco Miranda Rodrigues alertou ainda que os psicólogos que trabalham no setor social podem deixar brevemente este setor devido aos baixos salários.

Numa reunião com os psicólogos do concelho, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lousada, foi ainda levantada a questão da continuidade dos psicólogos nas escolas, uma vez que há cerca de 500 psicólogos no país com contratos com programas que estão a terminar. “As escolas podem perder 500 psicólogos. Isso teria um impacto negativo impensável”, afirmou o bastonário. “É importante que o governo que agora entrou em funções acautele e garanta o quanto antes que isso não acontece ou muitas crianças e jovens nas escolas vão ficar sem o apoio dos psicólogos”.

O bastonário da OPP, a vice-presidente, Sofia Ramalho, e o presidente da Delegação Regional do Norte, Eduardo Carqueja, visitaram a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, onde estiveram reunidos com o provedor José Fernandes e a psicóloga Silvia Dias.

Foram depois recebidos na Câmara Municipal de Lousada pelo presidente da autarquia Pedro Machado e pelo vereador Nélson Oliveira.

Os Trilhos da Psicologia são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights