Consultórios dentários no setor público “fechados devido à falta de contratação de profissionais de saúde pelas novas ULS”

16 de Abril 2024

A Associação Portuguesa dos Médicos Dentistas dos Serviços Públicos (APOMED-SP) denunciou hoje a falta de contratação de profissionais de saúde pelas novas ULS, "sem qualquer tipo de razão", e, consequentemente, a inatividade dos novos consultórios dentários, "totalmente equipados e prontos para uso".

“Com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Região de Saúde do Norte instalou 23 novos Gabinetes de Saúde Oral, passando a ter um total de 92 consultórios”, contudo a maior parte encontram-se fechados por falta de contratação de profissionais, como, por exemplo, “na ULS Santo António (gabinetes em Baguim do Monte e Foz do Sousa), ULS Gaia/Espinho (gabinetes em São Félix da Marinha, Olival e Valadares), ULS Trás-os-Montes e Alto Douro (Sernancelhe, Valpaços, Boticas, Montalegre, Vila Real) e até ULS São João (gabinetes no Covelo e Cerco)”, relata a APOMED-SP.

Por outro lado, há locais em que, “devido à situação contratual precária, os profissionais saíram”, mas “ainda não foi feita nova contratação”. Segundo o comunicado de imprensa enviado esta terça-feira, 16 de abril, ao HealthNews, é o caso de São João da Pesqueira, na ULS Trás-os-Montes e Alto Douro, e Barão do Corvo, na ULS Gaia/Espinho.

“Mais grave ainda é a situação do gabinete de Torres Novas, na ULS Médio Tejo”, alerta a APOMED-SP: equipado há mais de um ano, não tem profissional afeto porque a USF que atua no mesmo edifício utiliza o gabinete para consultas de enfermagem e vacinação.

Elisa Laranjo, médica dentista na Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro da direção da APOMED-SP, disse ao HealthNews: “De acordo com dados da OCDE, Portugal é o 3.º país em que os cidadãos têm maior dificuldade de acesso a cuidados de saúde oral. Também a OMS alerta que a carga de doença oral, que tem aumentado mundialmente, não é uniformemente distribuída pela população, afetando desproporcionalmente os mais vulneráveis e desprotegidos. Assim, a abertura destes gabinetes reveste-se de especial importância.”

“Esta não contratação de profissionais levanta sérias questões; não só prejudica a população, privando-a do acesso aos cuidados de saúde oral, mas representa também uma falha significativa na gestão dos recursos públicos disponíveis”, escreveu a APOMED-SP. “É fundamental que as autoridades responsáveis atuem com urgência para resolver esta questão, garantindo que os consultórios dentários sejam adequadamente utilizados para o benefício da comunidade”, defende.

“Para além do grave prejuízo para a população, levantam-se questões sobre a gestão do investimento público”, comentou Elisa Laranjo.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights