Ministra da Saúde começa semana com Ordem dos Médicos e termina com sindicatos

22 de Abril 2024

A equipa do ministério da Saúde inicia esta segunda-feira um conjunto de reuniões com as ordens profissionais do setor, numa semana marcada também pelo arranque das negociações com os sindicatos.

O Bastonário dos Médicos será o primeiro a ser recebido hoje pela ministra Ana Paula Martins, a quem deverá apresentar o que entende serem as medidas prioritárias para o setor.

À Lusa, o bastonário revelou que iria entregar um documento com as “seis prioridades para próximos 60 dias”, de onde se destaca “a valorização das condições de trabalho dos médicos” e o papel dos médicos no sistema de saúde e, em concreto, no Serviço Nacional de Saúde.

Depois da Ordem dos Médicos, a tutela irá receber as restantes ordens, como será o caso dos enfermeiros ou dos psicólogos.

Na sexta-feira de manhã, arrancam as negociações salariais com os sindicatos médicos: Primeiro, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e depois a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

Aumentos salariais e melhores condições de trabalho são algumas das exigências que os sindicatos já vinham reivindicando junto da anterior equipa ministerial e que irão trazer novamente para a mesa das negociações.

À Lusa, a presidente da FNAM garantiu estar “de boa-fé” para “iniciar um processo negocial” e manifestou o desejo de que não existam “negociatas ou jogadas obscuras” ao longo do processo.

A reposição das 35 horas semanais, a integração dos médicos internos na carreira e as progressões na carreira são outras das prioridades da FNAM, que apresentou ao anterior governo uma proposta de aumentos salariais a rondar os 30%.

Alem dos sindicatos dos médicos, o ministério vai receber também os sindicatos dos enfermeiros e dos farmacêuticos.

Em comunicado, o gabinete de imprensa do ministério sublinhou que “o processo de diálogo da tutela com os parceiros começou pelas associações de doentes, reafirmando o seu compromisso com as pessoas. Na sexta-feira, dia 19, o Governo recebeu a RDPortugal, a Plataforma Saúde em Diálogo e o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights