Biden aumenta proteção da informação médica das mulheres que abortaram

23 de Abril 2024

O governo de Joe Biden anunciou uma nova regulamentação para proteger mais as informações médicas das mulheres que recorreram legalmente a um aborto, para impedir, por exemplo, o seu uso em inquéritos realizados em outros estados.

Esta regulamentação deve proteger em particular as mulheres que habitem em estados onde agora o aborto é ilegal e que viajaram para um estado onde isso não acontece, para realizarem uma interrupção voluntária de gravidez (IVG).

Desde que o Supremo Tribunal de Justiça dos EUA anulou a proteção federal do aborto em 2022, uma vintena de estados proibiram ou restringiram o acesso ao aborto.

A alguns meses das eleições presidenciais de novembro, o aborto impôs-se como uma questão central da campanha.

Desde a decisão do Supremo, “as mulheres são obrigadas a viajar centenas de quilómetros” para abortar e “médicos e enfermeiras são ameaçados de prisão por terem dispensado os cuidados para os quais foram formados”, denunciou hoje Jennifer Klein, conselheira de Biden.

Mas mesmo nos estados onde o aborto é permitido, as mulheres podem hesitar em fazê-lo, “por medo que a sua informação seja seguida e partilhada com agências estaduais, forças policiais ou outras”, lamentou Melanie Fontes Rainer.

As novas regras protegem todo e qualquer ato de “saúde reprodutiva” realizado legalmente, detalhou, como a realização de um teste de gravidez.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights