II Congresso de Cuidados Respiratórios celebra a evolução nacional e promove colaboração entre Portugal e Espanha

27 de Abril 2024

O II Congresso de Cuidados Respiratórios vai decorrer nos dias 9 e 10 de maio, no Porto, este ano com a novidade de ser simultaneamente o I Congresso Ibérico de Cuidados Respiratórios.

O evento representa “uma união entre Portugal e Espanha na procura de melhores práticas nos cuidados respiratórios. Esta é uma oportunidade ímpar para os profissionais de ambos os países colaborarem e aprenderem uns com os outros, formando redes de conhecimento e investigação que tragam mais-valias aos nossos doentes”, refere Carla Ribeiro, pneumologista na ULS de Gaia/Espinho e presidente da comissão organizadora do congresso deste ano.

O mote para o evento é “Pontes de União”, espelhando, nas palavras da presidente do congresso, “o objetivo de estabelecer ligações entre profissionais de saúde de diversas áreas e promovendo a colaboração e a partilha de conhecimentos em cuidados respiratórios. Este lema representa a nossa missão de ultrapassar barreiras entre especialidades para aprimorar a saúde respiratória”.

A integração de cuidados paliativos nos cuidados respiratórios, as inovações tecnológicas e a inteligência artificial, as intervenções adjuvantes aos cuidados respiratórios na abordagem do doente agudo e crónico e as patologias menos habitualmente discutidas, tal como as bronquiectasias e a síndrome de obesidade-hipoventilação, são alguns dos temas em destaque no programa deste ano. Carla Ribeiro afirma que, neste âmbito, “o programa foi concebido com a finalidade de abranger uma vasta gama de perspetivas, agregando especialistas de diferentes áreas dos cuidados respiratórios, tanto de médicos como de outros profissionais de saúde”.

No que diz respeito à submissão de trabalhos, a organização destaca terem recebido mais de 50, o que demonstra “o envolvimento ativo da comunidade científica. Para além disso,  a diversidade das submissões reflete o sucesso da nossa abordagem multidisciplinar e a vitalidade da investigação em cuidados respiratórios”.

Carla Ribeiro antecipa que “os participantes podem esperar um evento enriquecedor, que lhes oferecerá não só acesso a novos conhecimentos e práticas, mas também oportunidades únicas de estabelecer ligações valiosas. Este congresso é uma celebração da evolução nacional na área dos cuidados respiratórios”.

Pode consultar o programa aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights