INEM confirma falha de 20 minutos nas comunicações do CODU no Norte mas sem impacto

8 de Maio 2024

O INEM confirmou uma falha de cerca de 20 minutos nas comunicações do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Norte, mas garantiu que isso não teve impacto no funcionamento do serviço.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) “confirma que se verificou uma falha momentânea em alguns telefones do CODU que funciona na Delegação Regional do Norte”, adiantou fonte oficial à agência Lusa.

Segundo o instituto, esta falha durou cerca de 20 minutos e “não teve qualquer impacto no normal funcionamento do CODU, não se tendo registado qualquer constrangimento”, uma vez que os CODU do INEM funcionam numa lógica nacional, com quatro centros localizados no Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.

“Qualquer chamada encaminhada pelos Centros Operacionais 112 para o INEM pode ser atendida e triada em qualquer um destas centrais médicas do instituto, independentemente da sua origem geográfica”, explicou o INEM.

A situação foi denunciada pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que adiantou que, cerca das 16:30, o “sistema informático do CODU a nível nacional foi abaixo”, um problema que admitiu estar relacionado com os servidores do instituto.

De acordo com o sindicato, durante esse período de 20 minutos, as chamadas eram atendidas nas centrais 112, mas não era possível reencaminhá-las para as centrais do INEM.

Os CODU do INEM são as centrais de emergência médica que coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro – ambulâncias, viaturas médicas de emergência e reanimação, motos e helicópteros – que são selecionados com base na situação clínica das vítimas.

As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR e são canalizadas apenas para os CODU do INEM as relativas ao socorro na área da saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights