Joana Cordeiro: “Preocupa-nos que o caminho que estava a ser feito volte a ser destruído”

10 de Maio 2024

A deputada da Iniciativa Liberal defendeu hoje que o país não pode andar para trás e para frente no que toca às reformas implementadas na Saúde. Em declarações ao nosso jornal, Joana Cordeiro lamentou que ainda não se conheça a posição do novo Executivo em relação à continuidade das ULS e da Direção-Executiva.

No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Joana Cordeiro falou ao HealthNews sobre as principais preocupações da Iniciativa Liberal em relação às novas políticas de Saúde.

“Preocupa-nos que o caminho que estava a ser feito volte a ser destruído. A verdade é que passou pouco tempo (…) Não nos parece que parar tudo [a reforma das Unidades Locais de Sáude] seja positivo. Temos todo um ordenamento jurídico que é diferente.”

A deputada lamentou que ainda não se conheça a posição do novo Executivo em relação à continuidade de uma das maiores reformas do SNS – o alargamento das ULS.

“Ainda não percebemos o que é que a AD quer fazer com a Direção-Executiva do SNS e qual é a visão das ULS. Independentemente de ser ou não a grande reformas que o país precisava, é importante que o PSD diga o que é que vai fazer em relação a estas medidas. Temos uma atual ministra que saiu e que se demitiu da administração hospitalar do Santa Maria porque não concordava com o modelo das ULS… Queremos saber qual é a posição do governo. Ontem no debate vimos como ainda não há uma visão do PSD para a Saúde”, criticou.

Sobre o novo plano de emergência para a saúde, a responsável mostrou alguma preocupação. “O plano de emergência para a saúde seria apresentado sessenta dias após a tomada de posse do novo Governo. A verdade é que já passaram trinta dias e só há cinco é que ouvimos a notícia relativamente à nomeação do coordenador deste grupo de trabalho. Portanto, tudo isto é algo que nos preocupa.”

“Ontem tivemos um debate na Assembleia da República onde achávamos que ia haver um conjunto de ideias, medidas ou de propostas e a verdade é que esta discussão foi completamente vazia. Portanto, faltam trinta dias para que nos seja apresentado um programa de emergência e ainda não conhecemos quais são as propostas do Governo”, acrescentou.

A deputada lembra que existem medidas urgentes. “Temos de dar rapidamente um médico de família a todas as pessoas, reduzir as listas de espera para consultas e cirurgia e temos de resolver o fecho das urgências. Todas estas medidas são urgentes.”

O governo anunciou que no início do próximo mês iria ser apresentado o novo plano de emergência para a saúde.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights