Ordem dos Enfermeiros apresenta propostas para reforçar o sistema de saúde

12 de Maio 2024

No Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra em todo o mundo a 12 de maio, a Ordem dos Enfermeiros (OE), reitera o seu compromisso inabalável com a melhoria contínua do sistema de saúde em Portugal, segundo comunicado enviado à redação.

Luís Filipe Barreira, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, destaca que “os enfermeiros querem fazer parte da solução. Com o lançamento da nova plataforma propostas.ordemenfermeiros.pt, divulgamos algumas propostas para enfrentar os desafios atuais da Saúde e de valorização da enfermagem, que já tivemos oportunidade de entregar à Senhora Ministra da Saúde e à Task Force do Plano de Emergência para a Saúde.”

A OE sublinha a necessidade urgente de contratação de mais enfermeiros, salientando a falta de cerca de 14 mil profissionais no Serviço Nacional de Saúde. Esta carência de enfermeiros, compromete não só o acesso aos cuidados de saúde, mas também a qualidade dos cuidados prestados, prejudicando a capacidade do sistema de saúde em atender às necessidades da população.

Entre as propostas da Ordem para reforçar o sistema de saúde, destaca-se a valorização do exercício profissional dos enfermeiros, assente em três eixos fundamentais: salários, carreira e condições de trabalho e também a regularização dos vínculos precários dos Enfermeiros, bem como o desenvolvimento do papel do Enfermeiro de Família nos Cuidados de Saúde Primários, visando uma abordagem abrangente ao longo da vida das pessoas e famílias.

A OE propõe também a criação de Centros de Parto Normal para otimizar recursos e assegurar uma experiência positiva de parto e a implementação da prescrição por enfermeiros para garantir um acesso mais rápido e próximo aos cuidados de saúde.

É possível, ainda, encontrar no elenco das propostas, o reforço das Unidades de Cuidados na Comunidade, especialmente das Equipas de Cuidados Continuados Integrados, para garantir cuidados em permanência e uma abordagem mais eficiente. Propõe-se, igualmente, a criação e implementação do Internato da Especialidade em Enfermagem para responder às crescentes exigências da profissão.

Neste Dia Internacional do Enfermeiro, a OE faz um apelo aos portugueses para que se juntem aos enfermeiros pela construção de um Sistema de Saúde mais justo e eficaz. Divulgue e apoie as nossas propostas!

OM/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights