Primeira edição do “Café com Saúde” explora cruzamento entre políticas de saúde, ética e democracia

14 de Maio 2024

No passado dia 11 de maio de 2024, decorreu na Galeria de Santa Clara, a primeira Tertúlia do projeto “Café com Saúde”, organizado e dinamizado pela Enfermeira Gisela Almeida. No encontro, os orados quiseram explorar o cruzamento entre políticas de saúde, ética e democracia.

A moderação da Tertúlia esteve a cargo de Nuno Couceiro, Enfermeiro na ULS de Coimbra – CHUC, especialista e mestre em Enfermagem Médico Cirúrgica e aluno da Licenciatura em História.

O orador Mário Macedo, enfermeiro especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, a exercer na Urgência Pediátrica H.F.F. e coordenador da unidade de epidemiologia e saúde pública do HFF, abordou os desafios atuais na área da saúde, sobre a importância da enfermagem como garante do direito ao acesso a cuidados de saúde e a sua importância para a Democracia.

Esteve presente a Professora Doutora Isabel Lourenço, Especialista na área de Enfermagem, Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco. A oradora abordou o processo legislativo e de implementação das Comissões de Ética nas Instituições, desafios que existem na atualidade, nomeadamente, que os profissionais e os cidadãos recorram às Comissões de Ética de modo esclarecido e norteador da prática, tendo em vista o respeito dos direitos fundamentais da pessoa humana, em especial, o direito à vida e à dignidade humana.

O Dr.º Rafael Henriques, médico especialista em Medicina Geral e Familiar desde 2020, integrou a comissão de profissionais dos Cuidados de Saúde Primários contra a ULS da Região de Leiria, tendo abordado nesta tertúlia, os desafios criados pelas implementação da Municipalização da Saúde, nomeadamente no que se refere ao acesso universal e democrático aos cuidados de saúde primários. Uma vez que devemos garantir a todos os cidadãos igualdade de oportunidade no acesso a cuidados de saúde de qualidade, independentemente da região em que a pessoa vive ou da condição sócio- económica da mesma.

Por último, Ana Albuquerque Queiroz, Enfermeira especialista em Saúde Pública, trouxe a debate a temática da Ética Relacional e os cuidados de enfermagem, assim como aplicável a todas as áreas do cuidar da pessoa.

Esta edição inaugural permitiu mergulhar na complexidade e nas múltiplas nuances que surgem quando as políticas de saúde se entrelaçam com as considerações éticas e princípios democráticos.

A próxima edição do “Café com Saúde” será anunciada brevemente, para mais informações siga a página da iniciativa em: https://cafecomsaude.xyz/

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano

O álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que este número permanece “inaceitavelmente elevado”, apesar da descida ligeira que tem registado nos últimos anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights