Remuneração dos operadores nos ‘contact centers’ sobe 4,7% para 932 euros em 2023

22 de Maio 2024

A remuneração média mensal dos operadores dos ‘contact centers’ subiu 4,7% em 2023, para 932 euros, num setor em que o ‘outsourcing’ continua a ser a modalidade preferida pelas empresas, segundo um estudo hoje divulgado.

“A remuneração média mensal dos operadores retomou, em 2023, a trajetória de crescimento que se vinha a registar, atingindo os 932 € [euros], um acréscimo de 4,7% em relação a 2022”, refere um estudo de caracterização da Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC).

De acordo com o inquérito, divulgado por ocasião da Conferência Internacional APCC 2024, que decorre hoje no Estoril, nos supervisores “verificou-se um crescimento ainda mais significativo”, de 11,7%, para 1.230 euros.

Os resultados do inquérito, feito junto de 1.542 operadores em que trabalham 61.037 funcionários, concluíram, ainda, que o valor médio diário do subsídio de alimentação pago é de 7,31 euros.

O objeto do estudo representou, de acordo com a APCC, “quase 60% do universo do setor”.

Segundo o estudo, o ‘outsourcing’ continua a ser uma modalidade apoiada pelas empresas (73,7%), enquanto 23,7% das inquiridas apontaram que não contrataram, nem pretendem vir a recorrer a estes serviços.

Os serviços externos mais contratados são operadores (96%), supervisores (84%) e ‘back office’ (68%), sendo as formas de pagamento mais comuns por hora (63%) e por chamada (50%).

Em termos de distribuição, Lisboa reúne 68,7% das operações e linhas de atendimento e 59,5% dos recursos humanos, contra 13,6% e 20,2% no Porto e 6,1% e 7,3% em Braga.

Nestes postos, as funções mais frequentes são serviço ao cliente (88%) e ‘back office’ (79%), contrastando com as mais raras cobrança (38%) e estudos e sondagens (3%).

Entre os trabalhadores, 30,8% têm formação superior completa e 7,5% frequentam o ensino superior, contra 30% e 15%, respetivamente, no ano anterior. No género, o género feminino representa 66% dos operadores e 61% dos supervisores.

Mais de metade dos operadores (53,9%) e dos supervisores (60,7%) têm entre 25 e 40 anos, enquanto cerca de 31% têm mais de 40 anos.

A APCC destaca as melhorias nos inquéritos para a medição da satisfação dos clientes, apontando que em 2023 a classificação média foi de 83%, contra 79% em 2022.

Em termos de faturação, e entre ‘outsourcers’, 52,6% apresentaram uma faturação anual entre 10 e 50 milhões de euros e 31,6% “estão no intervalo acima de 50 milhões de euros”.

Em média, o custo por cada contacto aumentou em 2023 para 2,24 euros, contra 2,15 euros, enquanto o custo médio por solicitação baixou de 3,77 euros para 3,08 euros.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigação premiada aborda a relação entre menopausa, microbioma intestinal e hormonas sexuais femininas

Uma equipa de investigação liderada por Ana Santos Almeida, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (CARE, iMM), foi agraciada com uma bolsa da Biocodex Microbiota Foundation, no valor de 25 mil euros, para desenvolver o projeto AGEWISE. Este projeto inovador visa explorar a complexa relação entre a menopausa, o microbioma intestinal e as hormonas sexuais femininas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights