ULS de Coimbra realiza primeira cirurgia endoscópica da coluna com técnica uniportal

7 de Junho 2024

O Serviço de Neurocirurgia da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) realizou, a semana passada, a primeira cirurgia endoscópica da coluna com técnica uniportal. Este marco representa um avanço significativo na área de Neurocirurgia, oferecendo procedimentos menos invasivos e com potencial para uma recuperação mais rápida dos utentes.

“Trata-se de uma técnica em expansão, que tencionamos também desenvolver no nosso Serviço, como mais uma arma para o tratamento de doentes a aguardar cirurgia”, destaca Gonçalo Costa, Assistente Graduado de Neurocirurgia do Serviço de Neurocirurgia da ULS de Coimbra, salientando que esta técnica “permite enriquecer a atividade em ambulatório, no seguimento da experiência acumulada do nosso Serviço”. O médico destacou, ainda, a “colaboração do Dr. João Santiago, ex-formando deste Serviço de Neurocirurgia, com experiência comprovada na matéria”.

Cláudia Nazareth, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, considera que esta primeira intervenção é “um marco na história do Serviço de Neurocirurgia da ULS de Coimbra”, congratulando “todos os elementos da equipa”.

“Todos os contributos para esta área cirúrgica específica são bem-vindos, nomeadamente os que permitem reduzir os tempos de espera para cirurgia, os tempos de recuperação pós-cirúrgica e os eventos adversos associados, e os que contribuem para a inovação e para a motivação da equipa”, frisa a responsável, acrescentado que “a Direção Clínica e o Conselho de Administração mantêm o seu compromisso com a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos doentes e com a satisfação dos profissionais, bem como o seu apoio ao Serviço de Neurocirurgia pela excelência dos cuidados que proporciona e pela constante dedicação dos seus profissionais”.

A ULS de Coimbra tem como missão prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, para melhorar a saúde e bem-estar da nossa comunidade. Queremos ser a unidade de saúde portuguesa com melhor serviço ao cidadão, inovação na prestação de cuidados e satisfação profissional.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Despesa corrente em saúde aumentou 4,7% em 2023

A despesa corrente em saúde aumentou 4,7% em 2023, atingindo cerca de 26,55 mil milhões de euros, segundo estimativas do INE, que apontam como contribuição para este crescimento a atividade dos hospitais públicos e privados e consultórios e clínicas privadas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights