Mais de 1 Milhão de Portugueses Afetados por Fígado Gordo: APEF Promove Campanha de Consciencialização

8 de Junho 2024

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) lançou uma campanha de consciencialização sobre a esteatose hepática, conhecida como fígado gordo, que afeta mais de 1 milhão de portugueses. Sob o lema “Atue agora. Cuide do seu Fígado hoje.”, a iniciativa é parte das celebrações do Dia Internacional da Doença Hepática Esteatósica, que se assinala a 13 de junho

A campanha decorrerá durante o mês de junho nas redes sociais da associação. O objetivo é alertar a população sobre a importância de prevenir, detetar e tratar precocemente esta condição, frequentemente diagnosticada em estádios avançados.

Arsénio Santos, presidente da APEF, enfatiza que a doença hepática esteatósica resulta da acumulação de gordura no fígado. “Em Portugal, pelo menos 15% dos adultos, ou seja, mais de 1 milhão e 200 mil pessoas, apresentam esta condição. Destas, 200 a 300 mil têm formas mais graves que podem evoluir para cirrose. Esta é uma doença prevenível e evitável. Com esta iniciativa, queremos que as pessoas compreendam a importância da prevenção e do tratamento precoce do fígado gordo”, afirma o dirigente.

Arsénio Santos também destaca que, embora o fígado gordo tenha sido historicamente associado ao consumo excessivo de álcool, a maioria dos casos atualmente está relacionada a hábitos de vida não saudáveis, especialmente dieta inadequada e sedentarismo. “Recomendamos uma alimentação equilibrada, rica em fibras e pobre em alimentos processados e ultraprocessados, bem como a prática de cerca de 60 minutos de atividade física diária. Não precisa ser tudo de uma vez — andar mais, subir escadas e manter-se em movimento sempre que possível já ajuda muito”, aconselha.

A esteatose hepática é uma doença silenciosa que afeta mais de 115 milhões de pessoas globalmente, sendo causada pelo excesso de gordura no fígado que leva à inflamação e fibrose e pode evoluir para cirrose ou até cancro hepático em estadsios avançados. Segundo o Global Liver Institute, estima-se que 357 milhões de pessoas sejam afetadas por esta condição até 2030.

A campanha da APEF é um alerta a todos os portugueses: “cuidar do fígado é essencial para a saúde geral e pode prevenir complicações sérias no futuro.”

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Farmacêuticos podem evitar mais de 5 milhões de consultas e urgências – Congresso Nacional dos Farmacêuticos

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, preside a Sessão de Abertura do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024, que se realiza esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 12:00 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, que conta ainda com a participação do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, e do Presidente do Congresso, Rui Medeiros.

Trabalhadores da Saúde marcam greve para 06 dezembro

Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de dezembro pela abertura dos processos negociais, contratação de mais trabalhadores e valorização profissional, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

MAIS LIDAS

Share This