Paulo Filipe, presidente da SPDV, destaca, em comunicado enviado às redações que a preparação do evento envolveu uma “gama ampla de temas”. “Estarão presentes as habituais comunicações e casos clínicos de livre submissão que são o espelho do árduo e profícuo trabalho dos dermatologistas portugueses ao serviço da medicina e dos doentes. São igualmente o espelho dos internatos de excelência que se praticam no Serviço Nacional de Saúde português”, afirma.
No primeiro dia, o destaque vai para um simpósio científico de atualização sobre infeções sexualmente transmissíveis e uma mesa-redonda dedicada à inteligência artificial (IA) na dermatologia, onde serão discutidos os prós e contras dessa tecnologia. “Esta mesa surge na sequência do início de um novo projeto-piloto que terá lugar no Serviço Nacional de Saúde”, explica o Professor Doutor Paulo Filipe.
Ainda no primeiro dia, será realizada uma sessão sobre a história da dermatologia, preparada pelo grupo de história da SPDV em colaboração com a antropóloga Cristiana Bastos, autora do livro “Clínica, arte e sociedade – a sífilis no Hospital do Desterro e na Saúde Pública”.
Considerando o valor arquitetónico de Évora, a reunião incluirá a sessão “Mens Sana in Locus Sano”, com a arquiteta paisagista Paula Maria Simões, professora na Universidade de Évora. A sessão pretende refletir sobre como um ambiente saudável e bem projetado pode contribuir para uma mente saudável.
O segundo dia será reservado para uma homenagem ao médico dermatologista Manuel Virgílio Murta, falecido no final do ano passado. Também serão realizados simpósios satélites organizados por parceiros da indústria farmacêutica, a apresentação dos três posters selecionados e o anúncio de bolsas e prémios promovidos pela SPDV.
O evento é de acesso exclusivo a profissionais de saúde.
Para mais informações, consulte: https://www.spdv.pt/_reuniao_do_verao
NR/PR/HN
0 Comments