Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia promove reunião de Verão em Évora

13 de Junho 2024

Nos próximos dias 28 e 29 de junho, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) realizará a sua Reunião de Verão no Hotel Vila Galé, em Évora. O evento é uma oportunidade para dermatologistas e profissionais da área compartilharem conhecimentos, debaterem os últimos avanços na especialidade e fortalecerem laços profissionais

Paulo Filipe, presidente da SPDV, destaca, em comunicado enviado às redações que a preparação do evento envolveu uma “gama ampla de temas”. “Estarão presentes as habituais comunicações e casos clínicos de livre submissão que são o espelho do árduo e profícuo trabalho dos dermatologistas portugueses ao serviço da medicina e dos doentes. São igualmente o espelho dos internatos de excelência que se praticam no Serviço Nacional de Saúde português”, afirma.

No primeiro dia, o destaque vai para um simpósio científico de atualização sobre infeções sexualmente transmissíveis e uma mesa-redonda dedicada à inteligência artificial (IA) na dermatologia, onde serão discutidos os prós e contras dessa tecnologia. “Esta mesa surge na sequência do início de um novo projeto-piloto que terá lugar no Serviço Nacional de Saúde”, explica o Professor Doutor Paulo Filipe.

Ainda no primeiro dia, será realizada uma sessão sobre a história da dermatologia, preparada pelo grupo de história da SPDV em colaboração com a antropóloga Cristiana Bastos, autora do livro “Clínica, arte e sociedade – a sífilis no Hospital do Desterro e na Saúde Pública”.

Considerando o valor arquitetónico de Évora, a reunião incluirá a sessão “Mens Sana in Locus Sano”, com a arquiteta paisagista Paula Maria Simões, professora na Universidade de Évora. A sessão pretende refletir sobre como um ambiente saudável e bem projetado pode contribuir para uma mente saudável.

O segundo dia será reservado para uma homenagem ao médico dermatologista Manuel Virgílio Murta, falecido no final do ano passado. Também serão realizados simpósios satélites organizados por parceiros da indústria farmacêutica, a apresentação dos três posters selecionados e o anúncio de bolsas e prémios promovidos pela SPDV.

O evento é de acesso exclusivo a profissionais de saúde.

Para mais informações, consulte: https://www.spdv.pt/_reuniao_do_verao

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights