APDPI: Incontinência urinária custa 69,1 mil milhões de euros por ano aos sistemas de saúde europeus

14 de Junho 2024

De acordo com o manifesto ‘An Urge to Act’ da Associação Europeia de Urologia, a incontinência urinária tem um impacto anual de 69,1 mil milhões de euros nos sistemas de saúde europeus, cujo valor deverá aumentar 25% até 2030

A Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI) apela à ação urgente para enfrentar o crescente impacto da incontinência urinária nos sistemas de saúde europeus. Segundo o manifesto ‘An Urge to Act’ da Associação Europeia de Urologia, a incontinência urinária custa anualmente 69,1 mil milhões de euros aos sistemas de saúde da Europa, e estima-se que este valor aumente 25% até 2030.

Em Portugal, cerca de 600 mil pessoas são afetadas pela incontinência urinária, e entre 5 a 18% da população sofre de algum tipo de incontinência fecal. Para aumentar a consciencialização, combater o estigma social e incentivar a procura de ajuda médica, a Medtronic, em colaboração com a APDPI, lançou a campanha #AMochilaMaisPesada, que visa aliviar a carga emocional dos doentes e melhorar a sua qualidade de vida.

Joana Oliveira, presidente da APDPI, destaca a gravidade da situação: “Os dados do relatório europeu revelam um cenário alarmante: entre 55 a 60 milhões de europeus sofrem atualmente de problemas de saúde relacionados com a incontinência. Em Portugal, cerca de 600 mil pessoas são afetadas e, se não agirmos, estes números irão crescer, comprometendo ainda mais a qualidade de vida das pessoas”.

Além do impacto económico, as patologias do pavimento pélvico trazem uma pesada carga emocional. Medo, vergonha, estigma e insegurança são sentimentos comuns entre os doentes, levando quase metade deles a não procurar ajuda, apesar de existirem tratamentos eficazes.

A propósito da Semana Mundial da Continência, que se celebra de 17 a 23 de junho, a APDPI e a Medtronic reforçam a importância da sensibilização e do apoio aos doentes. “Na APDPI, trabalhamos diariamente para apoiar as pessoas diagnosticadas com incontinência e outras disfunções pélvicas. O peso emocional desta ‘mochila’ pode ser aliviado através de apoio e empatia por parte de todos nós”, afirma Joana Oliveira.

A campanha #AMochilaMaisPesada pretende mudar a perceção pública sobre a incontinência, incentivando a procura de ajuda médica e promovendo uma abordagem mais compassiva e informada para com os doentes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights