Sindicato Independente dos Médicos lamenta atraso nos concursos de admissão de especialistas

15 de Junho 2024

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamenta o atraso na abertura de concursos para admissão de especialistas, que terá levado muitos médicos a optar pelo setor privado, mas lembrou que "mais vale tarde do que nunca".

Nuno Rodrigues, secretário-geral do SIM (na imagem), falava à agência Lusa a propósito da aprovação hoje pelo Governo de uma revisão do regime de admissão de médicos, que determina que os concursos sejam da responsabilidade das unidades de saúde, prevendo ainda que sejam abertas mais 40% de vagas face ao número de recém-especialistas.

O mesmo responsável referiu que o SIM alertou o Ministério da Saúde para as implicações do atraso na abertura dos concursos e reiterou que um Serviço Nacional de Saúde “mais competitivo e eficiente não pode estar dependente de cabimentos orçamentais duas vezes por ano do Ministério das Finanças”.

Em contraponto, defendeu que as instituições de saúde deviam “em qualquer momento poder contratar os médicos que estão em falta nos quadros”.

Quanto à decisão do Governo de deixar à responsabilidade das administrações hospitalares a abertura dos concursos de admissão de especialistas, Nuno Rodrigues considerou que isso “deixa dúvidas” sobre se a abertura desses concursos será feita de “forma concertada e articulada” entre as diversas unidades de saúde, pois, caso contrário, isso irá gerar problemas no recrutamento e colocação de médicos.

Numa altura em que há já atrasos na abertura dos concursos, o dirigente do SIM apelou que sejam o mais rapidamente possível implementados para “dar resposta ao plano de verão” no SNS, manifestando ainda a sua “preocupação” com a situação.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights