Evento celebra o Dia do Orgulho Autista com arte e inclusão no ISPA

17 de Junho 2024

Para celebrar o Dia do Orgulho Autista, o ISPA – Instituto Universitário, em colaboração com a Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA), organiza um evento especial. O objetivo principal é promover a consciencialização, compreensão e aceitação do Autismo em todo o mundo

O evento contará com uma ampla variedade de expressões artísticas, incluindo exposições de arte, apresentações de dança, música, fotografia e pintura, todas criadas por pessoas dentro do espetro autista.

Além das expressões artísticas, o evento oferece formações e palestras no Auditório Armando de Castro. O objetivo é desmistificar estigmas e criar um espaço seguro e inclusivo para a expressão criativa autista. “Este dia celebra as características únicas que as pessoas autistas apresentam. O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa do autismo pelos meios de comunicação e pela sociedade em geral. A essência da comemoração é assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas possuem características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas”, explica Miguel Roque Dias, gestor de comunicação do ISPA.

O ISPA e a APVA organizam este evento para destacar os trabalhos artísticos de pessoas dentro do espetro autista, abrangendo diversas formas de expressão como fotografia, dança, música, pintura e escrita. O evento não apenas proporciona um espaço seguro para que pessoas autistas possam expressar a sua criatividade, mas também promove a comunicação e a interação com a comunidade, familiares e profissionais da área.

O Dia Mundial do Orgulho Autista é uma ocasião para celebrar as conquistas das pessoas autistas e destacar a importância da inclusão e aceitação. É uma oportunidade para combater o estigma associado ao autismo, promover a compreensão da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e reforçar a mensagem de que a diversidade autista é uma parte valiosa da sociedade. Além disso, o dia também serve para educar e informar o público em geral sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas autistas. “Ao aumentar a consciencialização, podemos trabalhar para criar ambientes mais inclusivos e garantir que todos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento e realização pessoal”, adianta Miguel Roque Dias.

Sara Rocha, Presidente da APVA, acrescenta: “Grande parte dos eventos e recursos disponíveis sobre Autismo focam-se nas nossas dificuldades, muitas vezes de forma capacitista e desatualizada, e tende a patologizar a nossa existência. Isso pode ter um efeito negativo na autoestima de pessoas autistas, que estudos mostram terem uma prevalência elevadíssima de problemas de saúde mental. O Dia do Orgulho Autista foi criado para juntarmos a nossa comunidade e celebrarmos quem somos, a nossa criatividade, as nossas experiências e as nossas vidas, através da arte. Queremos mostrar a crianças e adultos autistas que ser autista não significa sermos ‘menos que’, mas que trazemos uma forma de ver o mundo essencial para o mudar para melhor.”

O evento realiza-se no dia 22 de junho, das 10h00 às 17h00, no ISPA. As atividades serão divididas entre o Auditório Armando de Castro, dedicado a performances e formações, e a Sala 310, destinada a exposições de arte e partilha de experiências.

NR/HN/PR

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights