Alexandre Lourenço designado Diretor do Centro Colaborativo da OMS (ENSP)

17 de Junho 2024

Em comunicado enviado há momentos, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vem informar que o seu Presidente do Conselho de Administração, Professor Doutor Alexandre Lourenço, foi designado Diretor do Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Gestão da Saúde, sediado na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA).

 

A ENSP NOVA foi recentemente reconhecida como Centro Colaborativo da OMS (CC-OMS) para a área da Gestão da Saúde, sendo a única instituição mundial a receber esta distinção. Este reconhecimento, aponta-se no comunicado, “sublinha a dedicação da ENSP NOVA em fomentar a excelência na saúde pública e na gestão da saúde, consolidando-se como um pilar fundamental na colaboração com a OMS. Esta designação também reconhece internacionalmente a contribuição do Professor Doutor Alexandre Lourenço para a gestão em saúde”.

De acordo com a nota à imprensa, nos próximos quatro anos, o centro colaborativo desenvolverá documentos de orientação e proporá metodologias para apoiar a melhoria da governança, gestão e eficiência operacional dos hospitais. O objetivo é facilitar a transição dos hospitais para estruturas mais adaptáveis, centradas nas pessoas e responsivas aos desafios contemporâneos da saúde. Os esforços do centro poderão contribuir para os objetivos mais amplos da OMS de promover abordagens inovadoras na gestão hospitalar, melhorando a qualidade e eficiência dos serviços de saúde hospitalares e alinhando-se com as iniciativas globais de melhoria da saúde.

A pedido da OMS, o centro realizará investigação abrangente, geração de conhecimento e disseminação de melhores práticas em gestão da saúde, visando informar os programas da Organização e incentivar práticas de gestão da saúde baseadas em evidências, resultando em melhores serviços de saúde.

Citada no comunicado, Sónia Dias, Diretora da ENSP NOVA, destaca: “A designação da Escola Nacional de Saúde Pública como Centro Colaborativo da OMS é um reconhecimento do nosso compromisso e capacidade para influenciar positivamente a saúde pública global.”

Para Alexandre Lourenço, “este reconhecimento valoriza a gestão de serviços de saúde em Portugal. Sem o apoio do Ministério da Saúde Português, particularmente da Senhora Ministra da Saúde e do anterior Ministro da Saúde, este importante marco não teria sido alcançado.”

Já a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, declarou: “Congratulo a ENSP NOVA pelo Centro Colaborativo da OMS para a Gestão da Saúde, estando certa de que esta estrutura muito contribuirá para a preparação e excelência das lideranças do setor da Saúde.

Uma melhor gestão traduz-se em ganhos de Saúde para todos.”

Com mais de 50 anos de existência, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa é uma instituição de excelência académica e de investigação inovadora, comprometida com a formação de líderes preparados para enfrentar desafios globais e assegurar um futuro sustentável.

Sobre Alexandre Lourenço

Alexandre Lourenço é Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Coimbra e Professor Auxiliar na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, onde leciona “Liderança em organizações de saúde” e “Estratégia e Marketing”. É também membro do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde como representante das Entidades Públicas e tem uma vasta experiência em funções públicas em várias instituições do Ministério da Saúde, coordenando a implementação de diversas políticas públicas a nível nacional e local.

Lourenço também representou Portugal em várias organizações internacionais e foi Consultor da Organização Mundial de Saúde (2014-2023), apoiando dezenas de países nas áreas de financiamento e prestação de cuidados de saúde. É Doutorado em Gestão pela Nova School of Business & Economics, Especialista em Administração Hospitalar, pós-graduado em Gestão de Cuidados de Saúde Primários e Mestre em Gestão da Saúde. Foi presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (2016-2022), membro da Direção da European Hospital Managers Association (2016-2022), membro da Direção e Tesoureiro da European Health Management Association (2019-2024) e co-presidente do Conselho Científico do Congresso Mundial dos Hospitais (2022-23).

NR/HN/PR

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

MAIS LIDAS

Share This