Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa acolhe Apresentação do Prémio Inovação em Saúde e Barómetro da Inovação Clínica

22 de Junho 2024

Este evento, organizado pela FMUL, Sanofi e NTT Data, visa promover a sustentabilidade na área da saúde e incentivar a introdução de tecnologias e processos inovadores na investigação e prática clínicas em Portugal.

No próximo dia 26 de junho, a partir das 09h00, a Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) será o palco da Cerimónia de Apresentação do Prémio Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade.

O Prémio Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade destina-se a reconhecer projetos que abordam as múltiplas dimensões da sustentabilidade, com foco no bem-estar social, económico, ambiental e na transformação digital. A iniciativa também busca reforçar a ligação entre a academia e a prática clínica, divulgando boas práticas sustentáveis.

O júri do prémio será presidido por Maria de Belém Roseira e inclui figuras de renome como João Eurico da Fonseca, Eurico Castro Alves, Graça Freitas, Helena Freitas, Nelson Sousa e Ricardo Constantino. Estes jurados são reconhecidos pelo seu mérito e reputação no setor da saúde.

Durante a cerimónia, será também apresentado o Barómetro da Inovação Clínica em Portugal. Este estudo pretende integrar a perspetiva dos Centros de Investigação nacionais acerca da inovação clínica nas suas instituições, fornecendo dados essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias inovadoras.

O evento contará com a presença de várias personalidades influentes na área da saúde em Portugal, incluindo Ana Sampaio, Presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI); Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde; João Lacerda, Professor da FMUL; Luís Costa, Diretor do Centro de Investigação Clínico ULS Santa Maria; Pedro Gouveia, Professor da FMUL e Cirurgião da Fundação Champalimaud; Ricardo Cruz-Correia, Investigador Principal do CINTESIS, e Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED I.P.

Tanto o Prémio Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade quanto o Barómetro da Inovação Clínica refletem o compromisso das entidades promotoras em fomentar a inovação contínua na saúde em Portugal. Este compromisso destaca a importância da colaboração entre os setores público e privado no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios de saúde do país.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Quinta em Coimbra resgata animais e promove ensino alternativo

Uma quinta em Coimbra tem sido o lar de animais resgatados e um espaço de ensino alternativo para crianças, onde a aprendizagem acontece em comunhão com o desenvolvimento emocional e com os seres de quatro patas como grandes amigos.

Cabo Verde lança Portal do Clima e prepara estratégias

Cabo Verde está a analisar os efeitos do aumento da temperatura para adaptar unidades de saúde, num entre vários estudos que ligam a ação climática à vida da população, explicou o responsável pela área, em entrevista à Lusa.

Diagnóstico e tratamento da demência em destaque no Hospital CUF Porto

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre as mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento de queixas cognitivas e demência, a Unidade da Memória e a Unidade da Família do Hospital CUF Porto, em conjunto com a CUF Academic Center, realizam o Curso em Queixas Cognitivas e Demência, nos dias 11 e 12 de julho, no Hospital CUF Porto.

MAIS LIDAS

Share This