No próximo dia 26 de junho, a partir das 09h00, a Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) será o palco da Cerimónia de Apresentação do Prémio Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade.
O Prémio Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade destina-se a reconhecer projetos que abordam as múltiplas dimensões da sustentabilidade, com foco no bem-estar social, económico, ambiental e na transformação digital. A iniciativa também busca reforçar a ligação entre a academia e a prática clínica, divulgando boas práticas sustentáveis.
O júri do prémio será presidido por Maria de Belém Roseira e inclui figuras de renome como João Eurico da Fonseca, Eurico Castro Alves, Graça Freitas, Helena Freitas, Nelson Sousa e Ricardo Constantino. Estes jurados são reconhecidos pelo seu mérito e reputação no setor da saúde.
Durante a cerimónia, será também apresentado o Barómetro da Inovação Clínica em Portugal. Este estudo pretende integrar a perspetiva dos Centros de Investigação nacionais acerca da inovação clínica nas suas instituições, fornecendo dados essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias inovadoras.
O evento contará com a presença de várias personalidades influentes na área da saúde em Portugal, incluindo Ana Sampaio, Presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI); Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde; João Lacerda, Professor da FMUL; Luís Costa, Diretor do Centro de Investigação Clínico ULS Santa Maria; Pedro Gouveia, Professor da FMUL e Cirurgião da Fundação Champalimaud; Ricardo Cruz-Correia, Investigador Principal do CINTESIS, e Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED I.P.
Tanto o Prémio Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade quanto o Barómetro da Inovação Clínica refletem o compromisso das entidades promotoras em fomentar a inovação contínua na saúde em Portugal. Este compromisso destaca a importância da colaboração entre os setores público e privado no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios de saúde do país.
NR/HN/PR
0 Comments