O bem-estar mental é uma preocupação alarmante em diversos países, sublinhando a necessidade de intervenção e atenção nesta área crítica. Este cenário enfatiza o papel das seguradoras e dos empregadores na resolução destas questões para melhorar o bem-estar geral dos consumidores.
O relatório mais recente da GlobalData, “Thematic Intelligence: Health & Wellness in Insurance”, revela que o bem-estar mental é a principal preocupação para 73,1% dos consumidores a nível global. Condições de saúde mental como o stress e a ansiedade são particularmente preocupantes, uma vez que são frequentemente estigmatizadas, criando barreiras para discussões abertas e uma reportagem precisa destas questões. Apesar da prevalência dos desafios de saúde mental, a cobertura e o apoio das seguradoras para o bem-estar mental têm historicamente ficado atrás dos serviços de saúde física.
O Vietname e a Nigéria emergem como os países mais preocupados, com 99% (67,0% extremamente preocupados) e 91,2% (63,5% extremamente preocupados) dos consumidores a expressarem algum grau de preocupação com o seu bem-estar mental, respetivamente. Fatores como pressões sociais, instabilidade económica e acesso limitado a recursos de saúde mental contribuem para estes elevados níveis de preocupação.
Guillaume Anns, Analista de Seguros na GlobalData, comenta: “As disparidades nos níveis de preocupação entre os países destacam a necessidade crítica de priorizar iniciativas de saúde mental e bem-estar a nível global. Seguradoras, empregadores e governos devem colaborar para aumentar o acesso aos serviços de saúde mental, aumentar a consciencialização e criar ambientes de apoio para indivíduos que procuram ajuda.”
Além disso, o relatório destaca a importância das empresas apoiarem a saúde e o bem-estar geral dos seus funcionários, com uma ênfase notável na segurança financeira, saúde mental e bem-estar físico. Observou-se um aumento na priorização de fornecer aos funcionários iniciativas de saúde mental e bem-estar de 21,6% em 2022 para 23,9% em 2023, indicando uma tendência positiva nos empregadores que fornecem apoio à sua força de trabalho.
Adicionalmente, o Inquérito de Seguros PME 2023 da GlobalData revela uma tendência preocupante, onde tanto empregadores quanto funcionários atribuem menor prioridade a serviços de apoio “soft”, como programas de assistência ao funcionário e ferramentas de bem-estar digital, fornecidos pelas seguradoras para melhorar o bem-estar mental e emocional.
Anns continua: “Isto apresenta uma oportunidade para as seguradoras melhorarem as suas estratégias de comunicação e promoverem eficazmente os benefícios destes serviços tanto para empregadores quanto para funcionários, enfatizando o seu impacto positivo no bem-estar geral e na produtividade.”
Anns conclui: “Os resultados do inquérito sublinham a necessidade crítica de um foco acrescido em iniciativas de saúde mental e bem-estar a nível global, com as seguradoras a desempenharem um papel central no apoio aos empregadores e indivíduos na resolução destas preocupações. Investindo em programas de saúde mental e fomentando um ambiente de trabalho de apoio, as seguradoras e as empresas verão os benefícios. Isto melhorará o bem-estar dos funcionários, a produtividade e a saúde geral da sociedade dentro de um negócio, podendo resultar em menos e menos graves pedidos de indemnização relacionados com a saúde mental para as seguradoras.”
*O Inquérito Global de Consumidores Q1 2024 da GlobalData foi conduzido em 42 países com um total de 23.097 respondentes.
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