Exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla” de Emanuel Ribeiro abre em Lisboa

25 de Junho 2024

O artista Emanuel Ribeiro apresenta três das suas mais impactantes obras – "À Deriva", "Grito Mudo" e "Libertação" – na exposição "Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla". Organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI), a exposição visa retratar as complexidades, desafios e triunfos da vida com esclerose múltipla.

A exposição estará aberta ao público na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa, no piso 6, de 29 de junho a 29 de julho. As obras estarão disponíveis para venda e todo o valor arrecadado será destinado ao apoio das atividades da SPEM em prol dos doentes e na sensibilização para a doença.

Serão expostas ao todo 12 peças, sendo que 11 estarão à disposição dos visitantes, enquanto a 12ª peça será concluída ao vivo pelo artista durante o evento de inauguração, marcado para o dia 29 de junho, às 17h. A abertura contará com a presença de Alexandre Silva, presidente da SPEM, que destacará a importância do apoio à associação e seu trabalho contínuo.

Esta exposição busca não apenas promover a arte, mas também gerar um impacto positivo na vida das pessoas que vivem com esclerose múltipla, oferecendo uma representação tangível e empática de suas experiências. Cada obra de Emanuel Ribeiro reflete não só os desafios enfrentados pelos doentes, mas também a esperança e a determinação diante dessa condição inflamatória crónica e degenerativa, que afeta cerca de oito mil pessoas em Portugal.

A exposição, um convite ao diálogo construtivo sobre a esclerose múltipla, pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 10h00 às 22h00, às sextas, sábados e vésperas de feriados das 10h00 às 23h30, e aos domingos e feriados das 10h00 às 20h00, no El Corte Inglés, em Lisboa.

Emanuel Ribeiro, nascido em 1980 em Gondomar, é um renomado artista visual que desde 2010 dedica-se exclusivamente à escultura, pintura e pirogravura. Sua obra está representada em vários países, refletindo sua ampla relevância no mundo da arte.

NR/HN/PR

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights