FNAM Intensifica Luta dos Médicos e Ameaça com Greve Geral

29 de Junho 2024

O Conselho Nacional da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) reuniu-se hoje em Coimbra e decidiu intensificar as formas de luta face ao impasse nas negociações com o Ministério da Saúde (MS) liderado por Ana Paula Martins.

A FNAM reitera a necessidade urgente de soluções para atrair mais médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apela à entrega de declarações de indisponibilidade para trabalho suplementar além do limite anual legal.

A reunião negocial previamente marcada pelo MS foi cancelada, e apesar da disponibilidade demonstrada pela FNAM para reuniões nos dias 2 e 5 de julho, ainda não houve convocatória. A FNAM manifesta grande preocupação com este impasse e a falta de um protocolo negocial, especialmente devido à urgência em garantir um número adequado de médicos no SNS.

A FNAM apresenta novamente as suas propostas, incluindo a negociação da grelha salarial, a reposição da jornada de 35 horas semanais, a reintegração do internato médico na carreira, e a progressão na carreira. A FNAM também exige melhorias nas condições de trabalho dos médicos.

Se o MS continuar sem mostrar vontade política em negociar, a FNAM avança com a ameaça de uma greve nacional geral para todos os médicos e uma greve ao trabalho suplementar nos cuidados de saúde primários.

A FNAM exige que o MS inicie as negociações de forma célere, transparente e competente, para garantir um SNS universal, acessível e de qualidade. Caso contrário, as greves agora decididas serão marcadas.

FNAM/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Para 93% dos homens a Menopausa não é um tema exclusivo da mulher

Um ponto crucial do estudo é a incapacidade percebida pelos homens em oferecer auxílio adequado às suas parceiras, com 52% assumindo sentir essa limitação. Além disso, 79% dos homens reconheceram os sintomas da Menopausa em suas parceiras, embora quase um terço afirmasse não saber como lidar com o tema e 24% relatassem a necessidade de mais informações.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights