Liga Portuguesa Contra o Cancro já realizou mais de 100.000 consultas de Psico-Oncologia

30 de Junho 2024

No âmbito do seu III Congresso de Psico-Oncologia, que se irá realizar entre 21 e 23 de novembro, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) revela que, ao longo de 15 anos, as Unidades de Psico-Oncologia da LPCC realizaram mais de 100.000 consultas e acompanharam 16.500 utentes.

Com o propósito de discutir e refletir sobre as intervenções psicoterapêuticas que têm vindo a ser desenvolvidas e aplicadas a doentes oncológicos e suas famílias, o III Congresso de Psico-Oncologia da LPCC conta com a participação de oradores nacionais e internacionais de relevo.

Durante três dias vão ser abordados temas como a terapia psicológica adjuvante, terapia focada nas emoções, terapia existencial, terapias de terceira geração, intervenções integrativas, bem como terapias centradas no significado e da dignidade, entre outros.

Aproximadamente um terço dos doentes com cancro apresenta sintomas clinicamente significativos de perturbação psicológica, nomeadamente perturbações de ansiedade, depressivas e de adaptação. Mais de metade manifesta um acentuado sofrimento emocional capaz de afetar a capacidade para lidar eficazmente com a doença, seus sintomas físicos e efeitos secundários dos tratamentos. Também em cuidadores, os desafios e tarefas associados ao ato de cuidar podem conduzir a desequilíbrios emocionais, clinicamente significativos, revelando-se fundamental o acompanhamento psicossocial.

Unidades de Psico-Oncologia da LPCC fazem 15 anos

As Unidade de Psico-Oncologia (Upo’s) da Liga Portuguesa Contra o Cancro foram criadas, em 2009, com o objetivo de oferecer uma resposta atempada e de proximidade ao crescente número de doentes e famílias que manifestavam dificuldades prementes na obtenção deste tipo de apoio e/ou que de todo não o conseguiam obter, por incapacidade de resposta da grande maioria das unidades hospitalares.

Com o suporte de 61 psicólogos clínicos com formação em Oncologia, as Upo’s vieram oferecer uma resposta totalmente gratuita e complementar ao Sistema Nacional de Saúde, encontrando-se presentes a nível nacional – 56 locais -, proporcionando ainda um serviço alternativo de consultas online (teleconsulta).

Estas unidades disponibilizam também apoio especializado a familiares e cuidadores de doentes oncológicos, nem sempre envolvidos nos processos de acompanhamento, incluindo em situações de luto.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Para 93% dos homens a Menopausa não é um tema exclusivo da mulher

Um ponto crucial do estudo é a incapacidade percebida pelos homens em oferecer auxílio adequado às suas parceiras, com 52% assumindo sentir essa limitação. Além disso, 79% dos homens reconheceram os sintomas da Menopausa em suas parceiras, embora quase um terço afirmasse não saber como lidar com o tema e 24% relatassem a necessidade de mais informações.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights