Psicólogos prestam apoio às famílias dos pescadores após naufrágio

3 de Julho 2024

Várias equipas de psicólogos estão a prestar apoio às famílias dos três pescadores desaparecidos no naufrágio de hoje de madrugada, ao largo das praias de São Pedro Moel e Vieira de Leiria, que causou três vítimas mortais.

O presidente da Junta de Freguesia de Marinha das Ondas, na Figueira da Foz, disse à agência Lusa que desde a manhã de hoje psicólogos do município, do INEM e da Cruz Vermelha dão apoio às famílias dos desaparecidos, que residem na Praia da Leirosa.

Os três pescadores por localizar residiam na Rua do Bairro Social, na Praia da Leirosa, bem como o mestre da embarcação, num bairro em que praticamente toda a comunidade se dedica à pesca de mar.

“Aquilo que se pode fazer neste momento é dar algum apoio psicológico e ter fé em que apareçam”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Marinha das Ondas, José Alberto Suzana, salientando que os três desaparecidos eram pescadores experientes e habituados ao mar.

O alerta para o adornamento da embarcação de pesca “Virgem Dolorosa” ao largo das praias de São Pedro de Moel e de Vieira de Leiria foi dado às 04:33 para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.

Três tripulantes morreram, 11 foram resgatados e há três desaparecidos, naturais da Praia da Leirosa, na Figueira da Foz.

O ferido mais grave, de 57 anos, foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) com problemas respiratórios.

Três das vítimas já tiveram alta e outras três estão em observações, revelou a diretora dos cuidados hospitalares do Hospital Distrital da Figueira da Foz, num ponto de situação feito pouco antes das 12:00 junto ao Serviço de Urgência.

As três vítimas em observações apresentam problemas de foro respiratório, bem como taquicardias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights