O novo episódio do podcast “Por Falar em Segurança”, produzido pela B. Braun, foca-se na infeção do local cirúrgico, um dos temas mais relevantes e desafiantes na área da saúde. Disponível nas plataformas habituais, este episódio conta com a participação especial da enfermeira Clara Carvalho, gestora da Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência de Antimicrobianos do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. O episódio pode ser ouvido aqui.
“A infeção do local cirúrgico é uma das infeções mais frequentes associada aos cuidados de saúde e dos eventos adversos de alguém que é submetido a uma cirurgia”, explica a enfermeira Clara Carvalho. “Além da complexidade do fenómeno, é interessante perceber que é desta infeção que podem ocorrer outras infeções.”
A enfermeira enfatiza a complexidade da gestão deste tipo de infeção, destacando que “um doente, desde a entrada até à alta do hospital, passa por múltiplos serviços, por isso, é algo muito complexo que envolve muita gente”. Clara Carvalho reforça ainda a necessidade de um esforço coletivo: “Todos temos de funcionar para o bem do doente.”
Ao longo da conversa, diversos temas ligados às infeções do local cirúrgico são abordados, incluindo o papel da pandemia na sensibilização dos utentes e o impacto da Inteligência Artificial na saúde. Estes tópicos são explorados de forma a oferecer uma visão abrangente e atual sobre os desafios e avanços no combate a estas infeções.
Este é o terceiro episódio do podcast “Por Falar em Segurança”, da B. Braun. Episódios anteriores discutiram temas como a hidrocefalia e o conceito TIME, sempre sob a condução de Mafalda Fateixa e Isabel Dias.
Para além do formato de áudio, o podcast também está disponível como videocast, permitindo aos espectadores acesso à imagem. Os episódios podem ser assistidos no website da B. Braun, em www.bbraun.pt/porfalaremseguranca, ou diretamente no Spotify.
NR/PR/HN
0 Comments