Primeiro fundo português de saúde e biotecnologia arranca com 51 milhões

9 de Julho 2024

O Biovance Capital Fund I surge como um dos maiores fundos ibéricos na área da biotecnologia, e o primeiro especializado em saúde em Portugal, marcando o primeiro coinvestimento de sempre do Fundo Europeu de Investimento (FEI) e do Banco Português de Fomento (BPF) num fundo de saúde português.

A Biovance Capital Partners, líder em investimentos na área da saúde em Portugal, anunciou hoje o first closing do seu novo fundo de investimento em biotecnologia, o Biovance Capital Fund I, no valor de 51 milhões de euros. Este fundo é um dos poucos na Península Ibérica exclusivamente dedicado ao investimento em empresas de biotecnologia em fase inicial.

O Biovance Capital Fund I focar-se-á em apoiar empresas que desenvolvem medicamentos inovadores em toda a Europa, com especial ênfase em Portugal e no sul da Europa. A região tem-se destacado pela qualidade excecional da investigação biomédica, oferecendo um potencial tecnológico significativo que o fundo pretende capitalizar na forma de novas empresas. As rondas de investimento seed e Série A terão valores entre 1,5 e 6 milhões de euros, fornecendo capital e suporte crucial para o desenvolvimento de terapias disruptivas em áreas como oncologia, imunologia e neurologia.

Entre os principais investidores do fundo estão o Fundo Europeu de Investimento (FEI), o Banco Português de Fomento (BPF) e a Comissão Europeia, através dos programas Portugal Tech e InvestEU. A Caixa Capital (Grupo Caixa Geral de Depósitos), a Ageas Pensões, o Fundo de Pensões EDP e investidores privados dos EUA e da Europa também participam. A crescente demanda por parte de outros investidores indica que o fundo poderá expandir nos próximos meses até ao seu final closing.

A equipa de investimento do Biovance Capital Fund I é composta por um médico e dois investigadores, todos com formação em instituições de renome como a Harvard Medical School, o MIT e o Imperial College. Estes profissionais possuem um histórico impressionante nas indústrias farmacêutica e de capital de risco, incluindo a recente venda de uma startup portuguesa na área do cancro, num negócio potencialmente avaliado em mais de mil milhões de euros.

Ricardo Perdigão Henriques, PhD, Managing Partner, afirmou: “Sendo o primeiro fundo dedicado à biotecnologia em Portugal, o Biovance Capital Fund I constitui um marco significativo no nosso ecossistema de bio-empreendedorismo. Estamos entusiasmados por lançar este fundo e apoiar empresas inovadoras de biotecnologia por toda a Europa, estando profundamente gratos aos nossos investidores pela sua confiança e apoio”.

João Incio, MD/PhD, General Partner, acrescentou: “Na Biovance, acreditamos que o futuro da medicina está nas mãos de cientistas visionários e de inovações revolucionárias. A nossa missão é capacitá-los com os recursos necessários para transformar vidas e redefinir os limites do que é possível”.

André Albergaria, PhD, Principal, também destacou: “Com mais de vinte anos a promover colaborações entre a indústria, a clínica e o meio académico no maior instituto de investigação em saúde em Portugal, estou entusiasmado por ajudar a impulsionar a investigação biomédica da Europa para a escala mundial”.

Marjut Falkstedt, CEO do FEI, enfatizou a importância deste investimento: “As ciências da vida e a inovação em saúde são áreas de investimento importantes para a União Europeia, onde tecnologias inovadoras têm o potencial de gerar impacto positivo em todos nós. O programa InvestEU proporciona financiamento para este importante setor e temos o prazer de estabelecer esta parceria com a Biovance Capital para ajudar a colmatar a lacuna de financiamento das empresas de biotecnologia no sul da Europa”.

Ana Carvalho, Presidente da Comissão Executiva do BPF, salientou: “Estamos muito satisfeitos por participar no Biovance Capital Fund I, um fundo que representa mais um passo importante no apoio à inovação em Portugal. Ao impulsionar a investigação biomédica estamos a contribuir para transformar o potencial científico em soluções que respondem a desafios de saúde globais, com um impacto muito significativo no bem-estar da sociedade e na economia do nosso país”.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM defende gestão pública dos hospitais

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) opõe-se à entrega da gestão de hospitais do SNS ao setor privado, alertando para riscos na qualidade dos serviços e condições laborais dos profissionais de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights