Escola Egas Moniz está a rever ficha de avaliação de risco para vítimas de violência doméstica

10 de Julho 2024

A Escola Egas Moniz de Saúde e Ciência está a rever a ficha de avaliação de risco para vítimas de violência doméstica, adiantou a ministra da Juventude, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo anterior Governo.

A ser ouvida na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Margarida Balseiro Lopes defendeu a necessidade de respostas de combate e prevenção da violência doméstica, mas também de apoio às vítimas, “razão pela qual é muito importante a revisão da ficha de avaliação de risco”.

De acordo com a ministra, na ficha de avaliação de risco que está a ser usada, os critérios têm todos “o mesmo peso”, nomeadamente “se o agressor já foi condenado” ou “se o agressor tem dificuldades financeiras”.

“Isto, naturalmente, não faz sentido”, defendeu.

Revelou que “há um projeto em curso que está a ser conduzido pela equipa da [Escola] Egas Moniz” e defendeu que “é fundamental reativar o grupo das 72 horas”, referindo-se ao manual de atuação funcional nas 72horas seguintes à apresentação de queixa.

Concretamente em relação à revisão da ficha da avaliação de risco, Margarida Balseiro Lopes apontou que o documento “não é alterado desde 2014”, defendendo, por isso, que é um trabalho “prioritário”.

A revisão das fichas de avaliação de risco deveria estar já concluída, tendo o anterior Governo chegado a anunciar que esperava disponibilizar as novas fichas às forças de segurança no final de 2024.

Sobre o Grupo das 72Horas, disse que foi hoje assinado um despacho de formalização, “porque o grupo, até agora, operava informalmente”, entre os Ministérios da Justiça, Administração Interna e Juventude e Modernização.

“Este grupo terá como objetivo mais urgente acompanhar a revisão do modelo de avaliação e gestão do grau de risco da vítima”, explicou.

Além destas duas prioridades, a ministra disse que, em matéria de violência doméstica, é objetivo do Governo traduzir o estatuto da vítima para outras línguas além do inglês, e reativar os grupos de trabalho da base de dados integrada de violência doméstica e violência contra mulheres.

Garantiu que o Livro Branco sobre os casamentos infantis e outras práticas nefastas será apresentado em outubro e disse também que está a ser finalizado, em colaboração com o Ministério da Saúde, a próxima edição do curso de pós-graduação sobre mutilação genital feminina para profissionais de saúde, que terá início ainda neste ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Alergias na primavera: recomendações para reduzir a exposição aos alergénios

A primavera é, para muitos doentes alérgicos, uma estação temida.  Como explica a imunoalergologista Mariana Lobato: “os pólenes libertados pelas plantas e árvores que florescem por esta altura são transportados pelo vento e favorecem o contacto dos doentes com este alergénio. Assim, nem todas as pessoas podem desfrutar com qualidade desta estação tão bonita”.

Nova SBE e NOVA Medical School juntam-se a Harvard para formação em Inteligência Artificial na Saúde

O Digital Data Design Institute da Nova SBE e a NOVA Medical School, em colaboração com o Digital Data Design Institute de Harvard, anunciaram hoje o lançamento do primeiro módulo de formação intitulado “Introduction to AI in Healthcare”. Este curso, que será disponibilizado gratuitamente a partir de amanhã, visa capacitar profissionais de saúde e interessados na área, permitindo-lhes compreender a transformação que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer ao setor da saúde.

Lusíadas Saúde adquire MD Clínica e reforça presença na medicina dentária

A Lusíadas Saúde anunciou a aquisição da MD Clínica, uma das clínicas dentárias mais respeitadas de Lisboa, no âmbito da sua estratégia de expansão. Com esta operação, o Grupo Lusíadas solidifica a sua posição como um dos principais intervenientes no setor da medicina dentária em Portugal, ampliando a oferta de cuidados integrados de saúde oral e estética.

Já são conhecidos os vencedores da 2ª edição dos TOP Health Awards

A 2ª edição dos TOP Health Awards, que visa reconhecer projetos inovadores na área da saúde em Portugal, revelou os seus vencedores durante uma cerimónia realizada na Associação Comercial de Lisboa. O evento destacou a importância do impacto social e da criatividade das equipas envolvidas em diversas iniciativas que visam transformar o panorama da saúde no país.

Congresso na Escola Superior de Saúde debate a ‘Inteligência Artificial e Sustentabilidade no Trabalho’

Proporcionar um espaço de reflexão sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) e da Sustentabilidade na saúde dos trabalhadores e nos ambientes laborais, é um dos principais objetivos do 7th International Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN25), que se realiza entre os próximos dias 2 e 4 de abril, na Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria. As inscrições para o congresso, a ser realizado em modalidade híbrida (presencial e online), já estão a decorrer e podem ser realizadas online.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights