Sanofi e DGE promovem literacia em saúde sobre doenças da Inflamação Tipo 2 e Doenças Raras a crianças do Pré-escolar e 1º ciclo

15 de Julho 2024

A Sanofi e a Direção-Geral da Educação (DGE) assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de promover a literacia em saúde nas escolas do país, com destaque para a Dermatite Atópica e Doenças Raras.

Estas iniciativas estão inseridas no contexto da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), especificamente no domínio da saúde.

O objetivo principal deste acordo é implementar ações que visam desenvolver competências de saúde e bem-estar entre os alunos, através do Projeto Literacia em Saúde da Sanofi, focado na Dermatite Atópica e Doenças Raras. O intuito é criar um ambiente escolar mais saudável, inclusivo e informado sobre a dermatite atópica, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender sobre saúde. Vale ressaltar que a dermatite atópica é uma condição que requer cuidados diários e tem um impacto significativo no dia a dia das crianças.

Com o apoio da ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal, a Sanofi lançou uma coleção de livros da personagem Diana, que narra a história de uma criança que convive com a Dermatite Atópica. Estes livros procuram sensibilizar sobre os desafios enfrentados por crianças que lidam com essa condição e que estão envolvidas nesses projetos. Além disso, o protocolo engloba a promoção da conscientização sobre doenças raras por meio de livros infantis que contam as vivências de crianças afetadas por patologias como Pompe, Gaucher, Fabry e MPS, ressaltando a importância de conhecer e considerar essas doenças, mesmo sendo raras.

A Sanofi e a DGE unem esforços para sensibilizar as crianças sobre a importância de cuidar da própria saúde, incentivando também os professores a atuarem como promotores da saúde pública. Segundo Francisco Rocha Gonçalves, Head of Market Access, Public Affairs and Trade da Sanofi Portugal, é fundamental contar com o apoio de entidades como a DGE para disseminar o conhecimento sobre doenças inflamatórias tipo 2 e doenças raras nas comunidades escolares, contribuindo assim para a literacia em saúde dos jovens.

Para a DGE, a base desta iniciativa reside no desenvolvimento de princípios, competências e valores para sensibilizar os jovens sobre doenças frequentemente negligenciadas. A colaboração com especialistas dessas áreas, que promovem atividades formativas e lúdicas, como os Livros de Educação para a Saúde sobre Dermatite Atópica e Doenças Raras, inseridos no Programa de Literacia em Saúde da Sanofi Portugal, é considerada crucial para efetivar essa sensibilização.

A Sanofi acredita que o investimento na promoção da literacia em saúde nas escolas deve ser contínuo, visando o desenvolvimento de competências nas crianças e jovens, capacitando-os a tomar decisões conscientes e responsáveis.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

PCP acusa Governo de não se ter precavido para o inverno no SNS

O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de não se ter precavido para o inverno no SNS, antecipando que “vai haver problemas”, e considerou não haver “nenhuma novidade” no recurso a bombeiros para reforçar a emergência médica.

Exames ao Tubo Digestivo

Um sistema digestivo equilibrado contribui para a absorção adequada dos nutrientes e o bom funcionamento do organismo.

MAIS LIDAS

Share This