O segundo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Joaquim Santos, disse à Lusa que entre os feridos há três civis, por inalação de fumos.
Os outros 11 feridos são bombeiros – um por mal-estar, um com um traumatismo na perna, dois com queimaduras ligeiras e os restantes por exaustão e inalação de fumos.
Apesar de todos os feridos terem sido transportados para o hospital, não inspiram cuidados, de acordo com Joaquim Santos.
As chamas causaram alguns danos num centro hípico da localidade da Charneca, tendo os bombeiros retirado todos os seus cavalos, 30 no total.
Nenhuma habitação nas redondezas foi afetada pelo fogo, que deflagrou às 12:19 na localidade de Janas, na freguesia de Alcabideche, consumindo mato e floresta.
O combate às chamas, dificultado pelo vento, mobilizou centenas de operacionais de várias corporações da Grande Lisboa, apoiados por elementos das sub-regiões do Oeste, Península de Setúbal e Lezíria-Tejo.
Nas operações estiveram envolvidos elementos da GNR, PSP, PJ, Polícia Municipal de Cascais, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
LUSA/HN
0 Comments