Estudo português conclui: carne de porco é mais sustentável do que a carne de vaca

24 de Julho 2024

Um estudo recente desenvolvido pelo centro de investigação da Egas Moniz School of Health and Science, e publicado na revista científica Foods, revela que a carne de porco é uma escolha mais sustentável em comparação com a carne de vaca, apresentando um perfil nutricional distinto mas igualmente relevante.

Segundo o estudo, a carne de porco compõe 30% de toda a carne consumida globalmente e é uma fonte rica em proteínas de alta qualidade, vitaminas do complexo B e oligoelementos como o zinco. As investigadoras Filipa Vicente e Paula Pereira realizaram uma análise aprofundada de vários aspectos desta carne, incluindo a sua composição nutricional e impacto sustentável.

“O objetivo principal do estudo foi avaliar o impacto da carne de porco na saúde e discutir a viabilidade de sua inclusão em uma dieta saudável e sustentável,” explica Paula Pereira. “A carne de porco é frequentemente subestimada devido a preconceitos em relação ao seu teor de gordura. No entanto, cortes magros como o lombo possuem menos gordura que a carne de vaca e apresentam teores de gordura similares ao frango e ao peru. Além disso, por não ser um animal ruminante, a carne de porco é considerada uma das opções mais sustentáveis, ao lado da dieta vegetariana, e é um componente importante da Dieta Atlântica, que oferece benefícios comprovados para a saúde humana.”

Embora o consumo de carne vermelha esteja muitas vezes ligado a riscos aumentados de doenças cardiovasculares e cancro, os ensaios clínicos analisados no estudo demonstraram que a inclusão moderada de carne de porco em uma dieta saudável resultou em melhorias em fatores de risco para essas doenças.

O estudo também destaca a necessidade de investigação adicional para reforçar os benefícios nutritivos da carne de porco, dependendo do corte, método de preparo, porção e frequência de consumo.

Refira-se que a Egas Moniz School of Health and Science, comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, foi recentemente reconhecida no SCImago Institutions Rankings como a melhor universidade privada portuguesa em inovação. Além disso, a instituição alcançou o primeiro lugar nacionalmente nos ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 4 (Qualidade na Educação) entre as universidades privadas, e o 15º lugar mundialmente no Impact Ranking do Times Higher Education para o ODS 3.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

MAIS LIDAS

Share This