Unidade de Queimados da ULS de Coimbra celebra 35 anos

24 de Julho 2024

A Unidade de Queimados da ULS de Coimbra – a única em Portugal certificada pela European Burns Association (EBA) e uma das menos de trinta certificadas em toda a Europa como centro de queimados de alto nível - atende entre 150 a 200 doentes por ano.

A Unidade de Queimados (UQ) da Unidade de Saúde Local de Saúde (ULS) de Coimbra celebra, hoje, o seu 35º aniversário. Inaugurada em 24 de julho de 1989, é a maior Unidade de Queimados nacional, admitindo anualmente entre 150 a 200 doentes, dispondo para isso de 10 quartos independentes, 5 dos quais preparados para a prestação de cuidados intensivos.

“Graças ao empenho da sua equipa multiprofissional e multidisciplinar, coordenada desde 2010 pelo Professor Doutor Luís Cabral – que inclui profissionais de saúde de diversas especialidades e categorias profissionais, como Cirurgia Plástica, Anestesiologia, Medicina Física e de Reabilitação, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, etc. – a nossa UQ é, hoje, consensualmente apontada como a referência nacional no tratamento de doentes queimados”, destaca Cláudia Nazareth, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Coimbra, acrescentando: “a
nossa Unidade é procurada por médicos e enfermeiros de diversas especialidades, provenientes de hospitais de todo o país, que aqui têm vindo realizar estágios formativos, contribuindo para o prestígio da ULS de Coimbra dentro do Serviço Nacional de Saúde”.

“A Unidade de Queimados é, desde 2023, a única Unidade de Queimados em Portugal certificada pela European Burns Association (EBA), e uma das menos de trinta certificadas em toda a Europa como centro de queimados de alto nível, cumprindo os
mais exigentes critérios em termos de estrutura física, qualificação científica dos profissionais, recursos técnicos de qualidade dos cuidados prestados aos doentes”, frisa Luís Cabral, Coordenador Clínico da equipa.

“A atribuição desta certificação no grupo restrito dos Centros de Queimados mais credenciados da Europa atesta o cumprimento dos mais rigorosos padrões internacionais, o reconhecimento como tal pelas instituições da União Europeia e a nossa plena inclusão no mecanismo europeu de proteção civil, permitindo que recebamos oficialmente doentes de outros países”, conclui o responsável.

“Constituindo um exemplo paradigmático de doente politraumatizado, com alteração do equilíbrio homeostático de todos os sistemas do corpo humano, a vítima de queimaduras graves encontra-se em risco de morte iminente, necessitando de cuidados permanentes e diferenciados durante o seu internamento”, explica Luís Cabral, recordando que “a diminuição da morbilidade e da mortalidade das queimaduras graves verificada nas últimas décadas, deve-se fundamentalmente ao internamento dos doentes em Unidades de Queimados, dotadas de equipas especializadas e dispondo dos meios necessários para o tratamento intensivo, médico e cirúrgico, assegurando cuidados diferenciados 24 horas por dia”

Em outubro de 2023, a Unidade de Cuidados da ULS de Coimbra recebeu o prémio “SNS Award” na prestigiosa categoria “Qualidade e Excelência”, sendo o único Serviço da Zona Centro a receber tal galardão.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APCP lança campanha pelos Cuidados Paliativos universais

APCP lança campanha “Integrar Cuidados, Consolidar Pontes” no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou a 12 de Outubro, com João Baião. Associação renova imagem e apela ao acesso universal, face aos 70% sem cobertura em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This