Universidade de Coimbra desenvolve jogo de estimulação cognitiva para idosos

24 de Julho 2024

Pedro Almeida, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), desenvolveu um jogo sério que utiliza um robô social para interagir e estimular cognitivamente os idosos

A Universidade de Coimbra está na vanguarda da inovação no âmbito da estimulação cognitiva para idosos. Pedro Almeida, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), desenvolveu um jogo sério que utiliza um robô social para interagir e estimular cognitivamente os idosos. Este projeto, parte da iniciativa EuroAGE+, foi testado com sucesso na Cáritas Diocesana de Coimbra.

O EuroAGE+ visa promover o envelhecimento ativo utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especialmente através de robôs sociais assistenciais. No cerne deste projeto, Almeida desenvolveu um jogo interativo em que um robô narra histórias, interagindo com os utilizadores e adaptando-se às suas preferências e capacidades cognitivas.

“Através de expressões labiais e da compreensão da fala, o robô oferece uma experiência personalizada. A história, gerada por Inteligência Artificial, varia de acordo com os dados pessoais e preferências do utilizador, que são ajustados pelos terapeutas ocupacionais,” explica Rui P. Rocha, docente do DEEC e orientador do projeto.

Os testes envolveram 14 idosos da Cáritas Diocesana de Coimbra, com resultados altamente positivos. Tanto os participantes como os terapeutas destacaram o potencial significativo do jogo sério. “A adaptação do léxico, enredo e velocidade da narração ao nível cognitivo dos utilizadores demonstrou ser um diferencial importante para maximizar os benefícios da estimulação cognitiva”, acrescenta Rocha.

O projeto EuroAGE+, com um financiamento de 1,6 milhões de euros da União Europeia, envolve diversas entidades de Portugal e Espanha, incluindo o ISR/FCTUC, Universidad de Extremadura, Universidad de Valladolid, Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jesús Usón, Junta de Extremadura, Cluster Sociosanitario de Extremadura, Instituto Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Esta inovação promete abrir novos caminhos para a integração de tecnologias avançadas na assistência a idosos, potencialmente melhorando significativamente a qualidade de vida dos mesmos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights