Pelo menos 25 mortos e 50 feridos em possível ataque químico no Sudão

28 de Julho 2024

Pelo menos 25 pessoas morreram e 50 ficaram feridas num possível ataque químico das Forças de Apoio Rápido paramilitares do Sudão no cerco a El Fasher, capital histórica da região do Darfur, informou um alto funcionário estatal da saúde.

O diretor-geral do Ministério da Saúde do Estado do Darfur Norte, cuja capital é El Fasher, Ibrahim Jatir, declarou ao Sudan Tribune que os feridos apresentavam sinais compatíveis com a utilização de armas químicas, mas as Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

A ofensiva das RSF em El Fasher tornou-se num dos episódios mais sangrentos da já devastadora guerra que começou no país a 15 de abril de 2023.

Mais de mil pessoas foram mortas desde o início da ofensiva, em maio, e mais de 500.000 foram deslocadas da cidade, segundo as estimativas mais conservadoras. O exército sudanês está a atuar em El Fasher com a ajuda da milícia do governador da região, Minni Minawi.

Os comités locais da resistência calculam em 97 o número de mortos da última ofensiva das RSF, e fontes do Hospital Saudita confirmaram ao Sudan Tribune que muitos dos feridos têm queimaduras provocadas por armas incendiárias.

Nove deles têm queimaduras de primeiro grau e fontes hospitalares falam da utilização de “armas proibidas pela comunidade internacional”, como o fósforo branco, segundo essas fontes, que falaram sob condição de anonimato.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights