Universidade de Coimbra tem novo mestrado internacional em Biologia do Envelhecimento

5 de Agosto 2024

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de anunciar a criação de um novo mestrado Erasmus Mundus Joint Master Degree em Biologia do Envelhecimento (IMAgein), numa iniciativa que integra o  Mestrado em Biologia Celular e Molecular (MBCM) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

Este projeto, financiado com 4 milhões de euros pela Comissão Europeia, tem como objetivo formar a próxima geração de cientistas e profissionais especializados em biologia do envelhecimento.

O consórcio IMAgein é composto por cinco universidades europeias de prestígio: Université Côte d’Azur (universidade coordenadora), Universidade de Coimbra, Universidade de Colónia, Universidade de Sevilha e Sorbonne Université. Este agrupamento reúne centros de excelência em investigação e programas académicos dedicados à biologia do envelhecimento.

João Peça, docente do DCV e coordenador local do novo mestrado, destacou a importância desta iniciativa: «Este consórcio vai permitir a formação avançada no campo da biologia do envelhecimento, da futura geração de cientistas, investigadores translacionais e profissionais do setor privado. O IMAgein irá capacitar os alunos para se tornarem a próxima geração de líderes na investigação e indústria da Biologia do Envelhecimento, implementando soluções inovadoras para os desafios societais do século XXI».

Na UC, a implementação do IMAgein contará com a participação de investigadores e docentes da FCTUC, Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina, bem como do Centro de Neurociências e Biologia Celular e do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento.

Cada edição do IMAgein acolherá 25 estudantes, que terão a oportunidade de trabalhar com investigadores de renome em pelo menos duas das universidades parceiras do consórcio. Este programa visa proporcionar uma experiência educativa internacional e multidisciplinar, essencial para enfrentar os complexos desafios associados ao envelhecimento.

O MBCM da UC, o mais antigo mestrado em Portugal nesta área, é amplamente reconhecido pela sua inovação, internacionalização e excelência, especialmente nas especializações em Biomedicina e Neurobiologia. Desde 2011, o MBCM também integra o programa Erasmus Mundus em Neurociências (NEURASMUS), consolidando a sua reputação internacional.

A candidatura do IMAgein foi desenvolvida por uma equipa composta por João Peça, Emília Duarte e Carlos Duarte (na imagem), todos membros do DCV/FCTUC. Este novo mestrado representa um passo significativo para a Universidade de Coimbra, reforçando o seu compromisso com a educação de alta qualidade e a investigação de ponta.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Programa SPLIT expande tratamento personalizado da lombalgia a várias regiões do País

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia, que foi ontem assinalado sob a temática da lombalgia (dor lombar), a Ordem dos Fisioterapeutas, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), deu início à expansão do Programa SPLIT, que se encontra alinhado com o Plano Nacional de Saúde 2030, da Direção-Geral da Saúde.

EMA aprovou a seringa pré-cheia para a administração de Eylea na UE

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou a seringa pré-cheia para a administração de Eylea ™ 8 mg (solução injetável de 114,3 mg/ml) na União Europeia. A nova seringa pré-cheia OcuClick ™ permitirá aos oftalmologistas administrar com precisão a dose de 70 microlitros de Eylea™ 8 mg para as indicações aprovadas de degenerescência macular da idade neovascular (DMIn) (húmida) e edema macular diabético (EMD) de uma forma simples e eficiente. A Alemanha será um dos primeiros mercados a lançar a a seringa pré-cheia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights