Comissão de Utentes de Sesimbra exige reabertura imediata das urgências de ginecologia e obstetrícia no distrito

14 de Agosto 2024

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sesimbra classificou como "inaceitável" o encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia na região de Setúbal, alertando para os riscos que esta situação representa para a segurança das grávidas e dos bebés.

Atualmente, cinco urgências desta especialidade encontram-se fechadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente nos hospitais de São Bernardo (Setúbal), Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Garcia de Orta (Almada), São Francisco Xavier e Santa Maria (Lisboa).

A Península de Setúbal, com uma população de mais de 800 mil habitantes, é servida por apenas três hospitais: São Bernardo, Garcia de Orta e Nossa Senhora do Rosário. O encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia nestes hospitais obriga as grávidas a deslocarem-se para unidades hospitalares da Área Metropolitana Norte de Lisboa, muitas das quais também enfrentam constrangimentos significativos.

Face a esta situação, a comissão de utentes de Sesimbra exige a reabertura imediata das urgências no distrito e apela ao investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente na contratação de profissionais, na construção de centros de saúde e hospitais, e na rápida edificação do Hospital no Seixal, com uma capacidade mínima de 300 camas e todas as especialidades médicas essenciais para responder às necessidades dos concelhos de Sesimbra e do Seixal.

A situação tem gerado uma onda de protestos por parte de autarcas, comissões de utentes e partidos políticos da região. A Federação Distrital de Setúbal do PS e todas as suas estruturas concelhias manifestaram a sua “profunda apreensão” com a falta de resposta às grávidas, exigindo a inversão imediata da situação e destacando a falta de articulação e planeamento por parte da Direção Executiva do SNS.

Por seu lado, a concelhia do Barreiro do PCP considera que o encerramento das urgências é “um atentado à saúde maternoinfantil” e uma consequência direta das políticas de direita protagonizadas pelos sucessivos governos, tanto do PS como do PSD/CDS. O partido alerta para o aumento da insegurança e da ansiedade das famílias, que se veem obrigadas a deslocar-se para hospitais distantes.

A situação vivida no distrito de Setúbal evidencia a necessidade urgente de investimento no SNS, de forma a garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade e proximidade para todos os cidadãos, em particular para as grávidas e os bebés, cuja segurança e bem-estar devem ser uma prioridade absoluta.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights