Mais de 300 profissionais de saúde debatem futuro da Cardiologia de Intervenção

26 de Agosto 2024

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai realizar a sua 15.ª Reunião Anual entre os dias 7 e 9 de novembro, no Hotel MH Atlântico, em Peniche.

Esta iniciativa tem como objetivos discutir e partilhar conhecimentos científicos, bem como experiências entre centros e profissionais nas suas diferentes áreas da Cardiologia de Intervenção.

“Cada edição da Reunião Anual da APIC é marcada pela qualidade do programa científico e por uma assistência forte e interessada pelos que nela participam, reforçando a sua posição como a principal reunião da Cardiologia de Intervenção nacional”, explica Pedro Jerónimo de Sousa, presidente da 15.ª Reunião da APIC.

E acrescenta: “A concretização destas reuniões proporciona diversos benefícios para a Cardiologia de Intervenção e, consequentemente, para os doentes que dela necessitam. Por um lado, a atualização científica dos profissionais associa-se a uma melhoria dos cuidados prestados. Por outro lado, uma vez que o trabalho que a nossa comunidade realiza é desenvolvido em equipa, juntar neste evento grupos profissionais distintos, como médicos, enfermeiros e técnicos superiores, o espírito de corpo e união sai reforçado”.

A edição deste ano contará com a celebração dos 25 anos de implementação da Via Verde Coronária em Portugal, assinalada através de um debate entre várias entidades fundamentais na sua criação e manutenção, nomeadamente, Direção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Emergência Médica, Sociedade Portuguesa de Cardiologia e Iniciativa Stent Save a Life. Adicionalmente, haverá uma edição do curso STEMINEM, dedicado à abordagem do enfarte com supradesnivelamento ST pelas equipas de emergência hospitalares e pré-hospitalares.

Esta reunião pretende também destacar o papel da mulher na Cardiologia de Intervenção, contando com a presença de várias convidadas internacionais de renome nesta área da medicina.

Na programação estará incluída uma mesa-redonda dedicada à inovação tecnológica e inteligência artificial, e iniciativas pensadas para os cardiologistas mais jovens, como prémios de casos clínicos e a reedição de uma Joint Session com o Young Commitee da EAPCI, dedicada à abordagem de complicações em intervenção coronária.

Para mais informações, consulte: www.reuniaoanualapic.pt.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights