Além das 12 urgências já encerradas no sábado, o domingo contará também com o fecho das urgências pediátricas do Hospital de Santo André, em Leiria, e do Hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas. A urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e a urgência de ginecologia do Hospital de Portimão também estarão encerradas. Por outro lado, a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital das Caldas da Rainha reabrirá no domingo.
Na quinta-feira, a Direção Executiva do SNS (DE-SNS) emitiu um comunicado alertando a população para “constrangimentos nos serviços de urgência durante o próximo fim de semana” e pedindo aos utentes para “ligarem sempre para a linha SNS24/SNS Grávida 808242424 antes de se dirigirem a um hospital”. No entanto, os constrangimentos revelaram-se superiores aos 13 serviços de urgência mencionados pela DE-SNS.
Os encerramentos afetarão particularmente a região de Lisboa e Vale do Tejo, com destaque para a Margem Sul do Tejo, onde as urgências de obstetrícia, ginecologia e pediatria de vários hospitais estarão fechadas. Os utentes terão de procurar alternativas face ao encerramento de urgências em hospitais como o de Santa Maria (Lisboa), o Beatriz Ângelo (Loures) e o de Santarém.
Na região Centro, as urgências de obstetrícia e ginecologia dos hospitais de Santo André (Leiria) e das Caldas da Rainha estarão encerradas no sábado, juntando-se a estas no domingo o fecho das urgências pediátricas em Leiria e Torres Novas. A Norte, a urgência pediátrica do Hospital de Chaves estará fechada, enquanto a Sul não será possível aceder à urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Portimão.
Nas unidades referenciadas, os serviços estão reservados aos casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.
Face a estes constrangimentos, é crucial que os utentes sigam as recomendações da DE-SNS e entrem em contacto com a linha SNS24/SNS Grávida antes de se dirigirem a um hospital, de forma a serem encaminhados para as unidades de saúde disponíveis e evitar deslocações desnecessárias.
NR/HN/Lusa
0 Comments